Papa Francisco aprova decretos do Dicastério para as Causas dos Santos
Através da decisão do Pontífice abre-se o caminho para o avanço das causas de canonização de novos Santos e são reconhecidas as virtudes heroicas de novos veneráveis.
Foto: Pexels/JV Gardens.
Cidade do Vaticano (25/02/2025 12:57, Gaudium Press) Em audiência concedida ao Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin e ao Arcebispo Edgar Peña Parra, Substituto para Assuntos Gerais, o Papa Francisco autorizou o Dicastério para as Causas dos Santos a promulgar vários Decretos relativos àqueles que estão no caminho da santidade.
Oferta de vida dos Servos de Deus Emil Joseph Kapaun e Salvo D’Acquisto
O Santo Padre reconheceu a “oferta de vida” dos Servos de Deus, Padre Emil Joseph Kapaun, que serviu como capelão do Exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra da Coreia; e o leigo italiano Salvo D’Acquisto. Com os decretos de “oferta de vida” e de virtude heroica, os Servos de Deus se tornam Veneráveis. Um milagre confirmado é necessário para a Beatificação, o próximo estágio no processo de canonização.
Esta categoria de “oferta de vida” é “uma nova causa para o procedimento de beatificação e canonização, distinta das causas baseadas no martírio e no heroísmo das virtudes”. Esta causa foi introduzida pelo Papa Francisco em 2017 para reconhecer como Santos “aqueles cristãos que, seguindo mais do que de perto os passos e ensinamentos do Senhor Jesus, ofereceram voluntária e livremente sua vida pelos outros e perseveraram com esta determinação até a morte”.
Reconhecimento das virtudes heroicas de três novos veneráveis
Na ocasião, o Papa também reconheceu as virtudes heroicas de três novos veneráveis:
– Padre Michele Maura Montaner, sacerdote diocesano e fundador da ‘Congregación de las Hermanas Celadoras del Culto Eucarístico’, nascido em Palma de Maiorca (Espanha) em 6 de setembro de 1843, e ali falecido em 19 de setembro de 1915;
– Padre Didaco Bessi, sacerdote diocesano e fundador da Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Maria do Rosário, nascido em 5 de fevereiro de 1856, em Iolo (Itália) e ali falecido em 25 de maio de 1919;
– Cunegonda Siwiec, fiel leiga, nascida em 28 de maio de 1876, em Stryszawa – Siwcówka (Polônia) e falecida em 27 de junho de 1955.
Canonização de dois novos Beatos
Além disso, o Sumo Pontífice aprovou os votos favoráveis da Sessão Ordinária dos Cardeais e Bispos do Dicastério para a canonização de dois novos Beatos:
– Beato Giuseppe Gregorio Hernández Cisneros, fiel leigo, nascido em Isnotú (Venezuela) em 26 de outubro de 1864 e falecido em Caracas (Venezuela) em 29 de junho de 1919, e de
– Beato Bartolo Longo, fiel leigo, nasceu em Latiano (Itália) em 10 de fevereiro de 1841 e morreu em Pompéia (Itália) em 5 de outubro de 1926. (EPC)
Deixe seu comentário