Papa Francisco anuncia um Ano de Oração para preparar o Jubileu de 2025
Para viver o “tempo da graça” até a abertura da Porta Santa, Francisco pede aos fiéis que “intensifiquem” a oração. Todas as dioceses são convidadas a oferecer peregrinações, viagens ou momentos de oração individual ou comunitária.
Redação (21/01/2024 19:32, Gaudium Press) Neste domingo, 21 de janeiro, o Papa Francisco iniciou oficialmente um ano de oração para se preparar espiritualmente para o Grande Jubileu que acontecerá no próximo ano em Roma. Após a catequese, o Papa lembrou aos 20 mil fiéis presentes na Praça de São Pedro que “os próximos meses nos levarão à abertura da Porta Santa com a qual iniciaremos o Jubileu”. Este ano deve permitir “a redescoberta do grande valor e da necessidade absoluta da oração na vida pessoal, na vida da Igreja e no mundo”, explicou aos fiéis no final do Angelus. “Peço que intensifiquem sua oração para viver este tempo de graça”, exortou.
Em preparação para o Ano Santo de 2025, as dioceses são convidadas a promover momentos de oração individual e comunitária. São propostas peregrinações de oração para o Jubileu, bem como itinerários de escolas de oração com etapas mensais ou semanais, presididas pelos bispos, para envolver todo o Povo de Deus.
Notas sobre a oração
O Dicastério para a Evangelização publicará uma série de “Notas sobre a Oração”, a fim de recolocar no centro a profunda relação com o Senhor, através das muitas formas de oração contempladas na rica tradição católica. A série, assim como todo o Ano de Oração, será apresentada na próxima terça-feira, 23 de janeiro, na Sala de Imprensa da Santa Sé, por Dom Rino Fisichella, Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, e por Dom Graham Bell, Subsecretário do mesmo Dicastério.
O Ano Jubilar de 2025 começa em 24 de dezembro de 2024 (véspera de Natal) com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, e termina em 6 de janeiro de 2026.
A abertura da Porta Santa simboliza a oferta de um “caminho extraordinário” para a salvação dos católicos durante um jubileu. Os peregrinos que atravessam uma Porta Santa podem receber uma indulgência plenária nas condições habituais.
Ano Jubilar de 2025 – Peregrinos de Esperança – é o primeiro jubileu ordinário desde o Grande Jubileu de 2000. O jubileu é um ano santo especial de graça e peregrinação na Igreja Católica. Normalmente, ocorre uma vez a cada 25 anos, embora o papa possa pedir anos jubilares extraordinários com mais frequência, como no caso do Ano da Misericórdia de 2016 ou do Ano da Fé de 2013.
Com informações Vatican news
Deixe seu comentário