Papa Francisco anuncia o Jubileu de 2025
O Pontífice destacou que a celebração do Jubileu sempre representou um acontecimento de grande relevância espiritual, eclesial e social na vida da Igreja.
Cidade do Vaticano (10/02/2022 16:34, Gaudium Press) Através de uma carta endereçada ao presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, o Papa Francisco anunciou o próximo Jubileu, que ocorrerá no ano de 2025, destacando sua importância para a Igreja Católica.
Francisco destacou que a celebração do Jubileu sempre representou um acontecimento de grande relevância espiritual, eclesial e social na vida da Igreja. Desde o primeiro Ano Santo, celebrado no ano de 1300, os católicos vivem este momento como um dom especial de graça, caraterizado pelo perdão dos pecados e pela indulgência, expressão plena da misericórdia de Deus.
Jubileu do ano 2000
Recordando do Grande Jubileu do ano 2000, que introduziu a Igreja no terceiro milênio de sua história, o Santo Padre assegurou que São João Paulo II o desejou “com a esperança de que todos os cristãos, superadas as divisões históricas, pudessem celebrar juntos os dois mil anos do nascimento de Jesus Cristo, o Salvador da humanidade”.
Tratando do próximo Ano Santo, o Papa Francisco exortou ao povo cristão a se preparar para vivê-lo em todo o seu significado pastoral. “Neste sentido, constituiu uma etapa significativa o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que nos permitiu redescobrir toda a força e ternura do amor misericordioso do Pai a fim de, por nossa vez, sermos testemunhas do mesmo”, ressaltou.
Clima de esperança e confiança
O Pontífice chama a atenção para o fato de que o próximo Jubileu poderá favorecer a recomposição de um clima de esperança e confiança, como sinal dum renovado renascimento do qual todos sentimos a urgência.
“Sentindo-nos todos peregrinos na terra onde o Senhor nos colocou para a cultivar e guardar (cf. Gn 2, 15), não nos desleixemos, ao longo do caminho, de contemplar a beleza da criação e cuidar da nossa casa comum. Almejo que o próximo Ano Jubilar seja celebrado e vivido também com esta intenção”, sublinha.
Grande sinfonia de oração
Prometendo a divulgação da Bula de Promulgação em seu devido tempo, o Santo Padre indica que na mesma estarão as indicações necessárias para celebrar o Jubileu de 2025 e que se alegra em imaginar que durante este tempo de preparação “se poderá dedicar o ano anterior ao evento jubilar, o 2024, a uma grande sinfonia de oração”.
Concluindo sua missiva, o Papa Francisco enviou sua Bênção ao Arcebispo Fisichella e a seus colaboradores, e suplicou à Nossa Senhora para que acompanhe a Igreja neste caminho preparatório para o acontecimento de graça que é o Jubileu. (EPC)
Deixe seu comentário