Papa emérito Bento XVI é sepultado no Vaticano
O corpo de Bento XVI foi colocado no tradicional caixão triplo para os Papas: o primeiro feito de madeira de cipreste, o segundo de zinco e o terceiro de carvalho.
Cidade do Vaticano (05/01/2023 14:59, Gaudium Press) Após a Santa Missa presidida pelo Papa Francisco na Praça de São Pedro na manhã desta quinta-feira, 5, o corpo de Bento XVI foi transladado, por um grupo de doze sediarios, ex-portadores da Cátedra Gestatória Pontifícia, para as Grutas vaticanas, localizadas abaixo da Basílica de São Pedro.
Sepultado no antigo túmulo de São João Paulo II
O pontífice emérito foi sepultado no túmulo onde originalmente repousavam os restos mortais de São João Paulo II. Em 2011, por ocasião da beatificação do antecessor de Bento XVI, o corpo do Papa polonês foi transferido para a capela de São Sebastião, na superfície da Basílica de São Pedro.
Participaram da cerimônia privada somente Dom Georg Ganswein e os quatro Memores Domini (as freiras do movimento de Comunhão e Libertação que cuidaram do pontífice emérito em seus últimos anos de vida). O rito durou cerca de uma hora e cinquenta minutos, segundo relatado pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
Caixão triplo e placa com inscrições em latim
O corpo de Bento XVI foi colocado no tradicional caixão triplo para os Papas: o primeiro feito de madeira de cipreste, o segundo de zinco e o terceiro de carvalho. Junto de seus restos mortais foram colocados alguns objetos pessoais, como as medalhas cunhadas durante seu pontificado e o ‘rogito’, texto em latim com os principais acontecimentos de sua vida.
Sobre o caixão do Pontífice emérito foi colocada uma placa com uma inscrição em latim identificando Bento XVI e indicando quantos anos, meses e dias ele viveu (95 anos, 8 meses e 15 dias), o período que governou pastoralmente a Igreja Católica (7 anos, 10 meses e 9 dias) e a data de seu falecimento (31 de dezembro de 2023). (EPC)
Deixe seu comentário