Padre Rupnik é expulso da Companhia de Jesus
O sacerdote foi acusado por algumas consagradas adultas de praticar abusos psicológicos e sexuais.
Roma – Itália (15/06/2023 14:40, Gaudium Press) O Padre Marko Ivan Rupnik foi expulso da Companhia de Jesus. A informação foi confirmada pelo Padre Johan Verschueren, conselheiro geral e delegado para as Casas e Obras Interprovinciais da Companhia de Jesus em Roma, que explicou que a decisão foi tomada por conta da recusa obstinada de Rupnik em observar o voto de obediência.
O sacerdote foi acusado por algumas consagradas adultas de praticar abusos psicológicos e sexuais. As denúncias foram aceitas por serem consideradas de um elevado grau de credibilidade, além das inúmeras testemunhas que fizeram um dossiê com inúmeras denúncias de todo o tipo, provenientes de fontes diversas, durante o período de trinta anos.
Em fevereiro de 2023 o dossiê foi entregue aos superiores jesuítas, que chegaram a impôr que ele mudasse de comunidade e aceitasse uma nova missão. Entretanto, segundo um comunicado divulgado pelos próprios jesuítas, “diante da repetida recusa de Marko Rupnik em obedecer a este mandato, infelizmente só nos resta uma solução: a demissão da Companhia de Jesus”.
O Padre Marko Rupnik recebeu o decreto de sua demissão na última quarta-feira, 14 de junho. O sacerdote terá trinta dias para apresentar recurso. Caso sua demissão da Companhia de Jesus se torne definitiva, acredita-se que será possível aprofundar as questões e dar a conhecer mais coisas sobre esse caso. (EPC)
Deixe seu comentário