Os bispos devem pedir permissão a Roma para autorizar missas de rito antigo
O rescrito com as normas leva a assinatura do Prefeito do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.
Redação (20/02/2023 15:10, Gaudium Press) O Papa Francisco publicou um rescrito exigindo que os bispos peçam permissão a Roma antes de autorizar a celebração do antigo rito da missa nas paróquias.
O rescrito com a assinatura do Cardeal Arthur Roche, Prefeito do Dicastério do Culto Divino e da Disciplina dos Sacramentos, esclarece e ratifica as disposições contidas no Motu Proprio Traditionis Custodes, que já restringiam o uso do rito antigo.
Também será necessário solicitar autorização para a ereção de uma paróquia pessoal para os grupos que celebram segundo o missal de 1962, promulgado por João XXIII antes do Concílio Vaticano II; e a utilização deste missal pelos sacerdotes ordenados após 16 de julho de 2021, ou seja, após a publicação da Traditionis Custodes.
Da mesma forma, “no caso de um bispo diocesano ter concedido dispensas nos dois casos mencionados, ele é obrigado a informar o Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, que avaliará os casos individuais”.
Com informações Infocatolica
Deixe seu comentário