Gaudium news > Óbolo de São Pedro: aumentam as doações para a caridade do Papa

Óbolo de São Pedro: aumentam as doações para a caridade do Papa

O fundo é destinado a atender às necessidades da Igreja universal e a apoiar numerosas iniciativas em favor dos mais necessitados.

ObulodeSaoPedro

Foto: Divulgação.

Cidade do Vaticano (01/07/2024 12:52, Gaudium Press) A Santa Sé divulgou o Relatório do Óbolo de São Pedro, que se refere às doações feitas pelos fiéis destinadas a atender às necessidades da Igreja universal e a apoiar numerosas iniciativas em favor dos mais necessitados.

Segundo o documento publicado, em 2023 houve um aumento de quase 5 milhões de euros nas receitas do Fundo Óbolo de São Pedro, em comparação ao ano anterior. Um total de 48,4 milhões de euros em comparação com os 43,5 milhões de euros de doações recebidas em 2022.

Estados Unidos foi o país que se destacou como o maior benfeitor

O Fundo é alimentado por três formas principais: a coleta recolhida pelas igrejas de todo o mundo na Solenidade dos Santos Pedro e Paulo e enviada à Santa Sé; ofertas diretas enviadas através de transferências bancárias e postais de contas correntes, cheques ou por meio do site com cartões de crédito e PayPal; e legados hereditários.

Dentre os países com os maiores benfeitores estão os Estados Unidos, com grande destaque em relação às outras nações, seguidos por: Itália, Brasil, Alemanha, Coreia, França e entre outros países.

Mais de duzentos projetos patrocinados em 76 países

Em 2023, o Fundo Óbulo apoiou um total de 236 projetos em 76 países. No total, foram desembolsados pelo Óbolo 103 milhões de euros, sendo 90 milhões usados para apoiar as atividades realizadas pela Santa Sé a serviço da missão apostólica do Papa, e 13 milhões para apoiar projetos que prestam assistência direta aos mais necessitados.

Meio milhão de euros foi utilizado para financiar bolsas de estudo para sacerdotes, seminaristas e religiosos da África, América Latina e Ásia, em universidades pontifícias. Pouco menos de um milhão foi doado para patrocinar várias iniciativas pastorais e sociais na Ucrânia devastada pela guerra. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas