O que mudará no Sacro Colégio de Cardeais neste ano de 2026?
Sete purpurados completarão 80 anos de idade em 2026, com isso, o número de Cardeais eleitores cairá para 117, três a menos que o máximo estabelecido pelo Papa Paulo VI.
Cidade do Vaticano (02/01/2026 16:17, Gaudium Press) Ao longo do ano de 2026, sete Cardeais completarão oitenta anos de idade e deixarão de ser eleitores, ou seja, perderão o direito de voto em um futuro conclave. Os nomes dos purpurados foram listados e podem ser conferidos abaixo.
Cardeais que deixarão de ser eleitores
O primeiro dos purpurados a deixar de ser eleitor foi o Cardeal John Njue, que no dia 1º de janeiro chegou aos 80 anos. Nomeado Cardeal em 2007 pelo Papa Bento XVI, o Arcebispo emérito de Nairóbi, Quênia, não chegou a participar do conclave que elegeu Leão XIV alegando problemas de saúde.
O Cardeal Mario Zenari será o segundo purpurado a completar 80 anos em 2026. Isso acontecerá no dia 5 de janeiro. Ele foi criado Cardeal pelo Papa Francisco no dia 19 de novembro de 2016. Atuou como Núncio Apostólico na Síria desde 2008, como o segundo na ordem de criação da ordem dos Cardeais diáconos.
Já no dia 30 de janeiro, será a vez do Cardeal Christophe Pierre, Núncio Apostólico nos Estados Unidos completar 80 anos de idade. Criado Cardeal pelo Papa Francisco no dia 30 de setembro de 2023, o purpurado francês também atuou como Núncio no Haiti, Uganda e México.
O Cardeal Fernando Filoni completará 80 anos no dia 15 de abril. Nomeado Cardeal pelo Papa Bento XVI em 18 de fevereiro de 2012, ele atuou como Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado e Núncio Apostólico no Iraque, Jordânia e Filipinas.
O Arcebispo Metropolitano de Barcelona, Cardeal Juan José Omella, perderá o direito de voto em um futuro conclave a partir do dia 21 de abril, quando completará 80 anos de idade. Criado Cardeal pelo Papa Francisco no consistório de 2017, entre os anos de 2020 a 2024 foi o Presidente da Conferência Episcopal Espanhola.
No dia 22 de maio, o Cardeal Francesco Montenegro, Arcebispo Metropolitano Emérito de Agrigento, celebrará seu 80º aniversário. O purpurado foi criado Cardeal pelo Papa Francisco no Consistório de 2015. Ele foi presidente da Cáritas Italiana entre os anos 2003 a 2008 e entre 2015 a 2018.
Por fim, no dia 18 de julho será a vez do Cardeal Michael Czerny, Prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, completar 80 anos de idade. O jesuíta foi criado Cardeal pelo Papa Francisco no Consistório de 2019. Foi proclamado Cardeal, ainda sendo simples sacerdote, antes de ser eleito Arcebispo.
Colégio Cardinalício terá 117 membros
Com esses sete purpurados completando oitenta anos de idade, o número de Cardeais eleitores cairá para 117, três a menos que o número máximo estabelecido pelo Papa Paulo VI. Durante o pontificado de Francisco esse limite foi dispensado, o que se pode notar sobretudo durante o conclave.
Ainda não há uma data marcada para um consistório público ordinário para a criação de novos Cardeais pelo Papa Leão XIV. Porém, diante do respeito demonstrado pelo atual Pontífice em relação às normas e ao direito canônico, pode-se supor que o Santo Padre crie novos Cardeais no segundo semestre de 2026. (EPC)








Deixe seu comentário