Saiba como serão os novos objetos sagrados de Notre-Dame de Paris
A diocese de Paris revelou o nome dos artistas responsáveis pela concepção e fabricação dos novos objetos sagrados e móveis da Catedral de Notre-Dame
Redação (24/06/2023 07:10, Gaudium Press) A diocese de Paris revelou na última sexta-feira, 23 de junho, o nome dos artistas responsáveis pela concepção e fabricação dos novos objetos sagrados e móveis da Catedral de Notre-Dame.
Por fim, os nomes dos artistas responsáveis por mobiliar o interior da Catedral de Notre-Dame foram revelados pela Arquidiocese parisiense.
Ionna Vautrin será a responsável por fabricar os bancos da igreja. Ao todo, serão 1500 cadeiras fabricadas em carvalho maciço, fazendo “eco à estrutura do telhado”, explica a artista. O formato dos assentos relembra uma arca e entre os critérios de seleção estava a necessidade de serem silenciosos.
Novo relicário para as relíquias da Paixão
O artista Dubuisson também foi escolhido para realizar um novo relicário para a relíquia da coroa de espinhos, do prego da Paixão e um pedaço da Santa Cruz, as relíquias mais importantes da Catedral.
O relicário terá quase três metros e colocará a coroa de espinhos no centro de uma grande auréola de cabochões em vidro com fundo dourado. Uma estrutura central feita de madeira terá alguns nichos para as relíquias da Santa Cruz e do prego da Paixão.
A artista Nathalie Crinière foi escolhida para mobiliar as capelas laterais, o artista Patrick Rimoux será responsável pela iluminação da catedral, e o designer Alain Richon se encarregará da instalação necessária para que as cerimônias da catedral sejam transmitidas com eficácia pela televisão.
Altar, tabernáculo, batistério, ambão e catédra
A realização dos objetos sacros mais importantes da catedral foi confiada ao artista Guillaume Bardet. Ele foi escolhido entre outros cinco artistas graças à sua proposta que evoca a simplicidade do Concílio Vaticano II, informou a diocese em seu comunicado à imprensa.
Bardet será responsável pela realização do altar, do tabernáculo, da pia batismal, do ambão e da cátedra. Segundo explicou o artista, os objetos serão feitos em bronze para ressaltar a luminosidade dourada da catedral.
O batistério ficará na entrada da catedral e será em forma de taça. O altar de Guillaume Bardet vai substituir o antigo altar parcialmente danificado no incêndio e que fora fabricado pelo artista Jean Touret. O artista explica que o novo altar representa a transição da “pedra do sacrifício” para a “mesa da ceia eucarística”.
A cátedra será coberta por um dossel que se assemelha a uma flecha apontada para o céu. O ambão foi concebido para representar a letra “T”, símbolo da liberdade, conforme explicou o artista.
Os projetos artísticos aprovados pelo Arcebispo Dom Laurent Ulrich precisam ser validados pela comissão nacional de arquitetura e do patrimônio, que se reunirá no próximo 13 de julho. Após a aprovação definitiva, a arquidiocese de Paris pretende fazer uma exposição dos diferentes projetos ao público. (FM)
Com informações da Arquidiocese de Paris.
Deixe seu comentário