Novo sistema de som é instalado na Basílica de São Pedro
O novo sistema de som foi oficialmente inaugurado no último domingo, 23, durante as celebrações pelo Dia Mundial dos Avós e Idosos.
Cidade do Vaticano (24/07/2023 10:23, Gaudium Press) Com o objetivo de oferecer uma melhor experiência aos fiéis e peregrinos que visitam a Basílica de São Pedro, no Vaticano, um novo sistema digital de áudio foi instalado no Santuário, substituindo o sistema analógico utilizado há quase 25 anos.
Segundo Carlo Carbone, arquiteto italiano contratado para conduzir os testes, a nova infraestrutura, composta por mais de 80 alto-falantes, permite “que os presentes participem dos eventos litúrgicos com muito mais naturalidade”. Além disso, o novo sistema oferece uma melhor qualidade técnica na distribuição do som e valoriza as vozes e sons durante as celebrações.
Estudo acústico da Basílica foi realizado
Através da nova tecnologia, não haverá mais a típica reverberação que normalmente ocorria e a percepção do som será ideal. Carbone explica ainda que isso acontece porque “o som sempre parece emanar do altar, que se acredita ser o ponto central de radiação. Em particular, o sistema prevê o acionamento dos alto-falantes com um retardo progressivo e muito pequeno, da ordem de milissegundos, conforme você se afasta”.
Um estudo acústico da Basílica foi realizado antes da instalação do novo sistema. No dia 21 de julho, através de uma medição técnica final, se confirmou a funcionalidade pretendida do sistema. Na percepção pessoal também se sentiu claramente os efeitos positivos da nova instalação, que foi aprovada por todos.
Trabalho colaborativo de dez meses
O novo sistema de som foi criado nos últimos dez meses em um trabalho colaborativo entre a equipe técnica do Departamento de Tecnologia do Dicastério das Comunicações, os escritórios técnicos da Fabbrica di San Pietro e da Bose Professional. Os trabalhos normalmente ocorriam na parte da noite, após o fechamento da Basílica ao público.
De acordo com especialistas, o novo sistema digital permite escolher diferentes configurações de som dependendo da celebração. No total, 200 quilômetros de modernos cabos de fibra ótica permitem que cerca de vinte ambientes possam ser cobertos com som ao mesmo tempo, como se fossem estúdios de produção audiovisual. A iluminação interna da Basílica de São Pedro foi atualizada em 2019. (EPC)
Deixe seu comentário