Gaudium news > Novo aplicativo da China: “Demumu” ou você está morto?

Novo aplicativo da China: “Demumu” ou você está morto?

A viralização de um aplicativo chinês chamado Are You Dead? – Demumu (Você está morto?) reflete a solidão e o isolamento social no mundo moderno.

Foto: screenshot/ apple app

Foto: screenshot/ apple app

Redação (13/01/2026 10:12, Gaudium Press) O trabalho excessivo, a solidão, as redes sociais e o convívio humano formam hoje um dos mais dolorosos paradoxos da existência contemporânea. Vivemos hiperconectados e, ao mesmo tempo, profundamente isolados.

Um recente aplicativo chinês chamado Are You Dead? (Você está morto?), ou Demumu em sua versão internacional, tornou-se símbolo perfeito desse drama: milhões de pessoas pagam para que uma máquina confirme, a cada dois dias, que ainda estão vivas.

Convívio elevado ou egoísta

Bem sabemos que a maior felicidade nesta terra encontra-se no convívio, quando este é respeitoso, nobre e elevado.

Infelizmente, o que observamos nos dias atuais é quase o oposto: o convívio é reduzido ao egoísmo e ao vazio das redes sociais.

De fato, o convívio entre os homens realiza-se cada vez mais com base no puro egoísmo: likes, visualizações, networking utilitário, relacionamentos transacionais. As redes sociais, que teoricamente deveriam aproximar, transformam frequentemente o outro em audiência, em potencial cliente, em objeto de comparação ou de julgamento rápido.

Desse modo, troca-se a profundidade pela quantidade. O resultado é uma epidemia silenciosa de solidão contemporânea, ou seja, estar rodeado de contatos e ainda assim sentir-se invisível. Esse convívio superficial ou egoísta não preenche os anseios da alma, uma vez que só em Deus o homem encontra a plenitude de sua felicidade. Ao erigir uma criatura para O substituir, o homem se lança em sua busca com sede insaciável.

Assim, nossa inteligência logo percebe os limites de cada conquista. Alcançamos o cargo desejado? Logo queremos o próximo. Ganhamos muitos seguidores? Queremos mais engajamento. A vontade, então, é continuamente impulsionada para um “mais” infinito; o homem moderno inventa novos e requintados prazeres, mas nunca se sacia. Diferentemente dos animais, que encontram repouso em seus apetites naturais, nós carregamos uma sede infinita que só um Bem infinito pode aplacar, isto é, Deus.

Essa é uma das descrições mais precisas do drama humano moderno. Quando colocamos nossa felicidade última em bens limitados — carreira, sucesso profissional, validação nas redes, relacionamentos afetivos instáveis — criamos um ciclo de insatisfação perpétua e isolamento social cada vez maior.

Demumu: o sintoma mais triste do isolamento social

Nesse contexto, surgiu o aplicativo Are You Dead?, que explodiu em popularidade na China, e já ganha espaço em outros países.

Como isso funciona?

– O usuário configura um contato de emergência.

– A cada dois dias precisa clicar em um botão para afirmar: “Estou vivo”.

– Se falhar, o app envia alerta ao contato, avisando que algo pode ter acontecido.

É inacreditável que já há milhões de jovens adultos, muitos vivendo sozinhos em grandes cidades, muitos trabalhando longas horas em empregos exaustivos e isolados do convívio humano, que pagam por esse serviço de existência confirmada. O aplicativo não oferece amizade, não escuta, não toca a alma, apenas constata que o corpo ainda respira.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas