Nova embaixadora do Paraguai junto à Santa Sé é recebida pelo Papa
Com a apresentação das cartas credenciais ao Pontífice, Romina Elisabeth Taboada Tonina inicia sua missão no Vaticano.
Cidade do Vaticano (29/08/2024 12:04, Gaudium Press) Na manhã desta quinta-feira, 29 de agosto, o Papa Francisco recebeu em audiência a nova embaixadora do Paraguai junto à Santa Sé, Romina Elisabeth Taboada Tonina, que iniciou sua missão no Vaticano com a apresentação das cartas credenciais ao Pontífice.
Formação acadêmica
Formada e pós-graduada em Notariado pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Diplomáticas da Universidade Católica de Assunção, no Paraguai, Romina Elisabeth Taboada Tonina tem 46 anos de idade e também é especialista em Cerimonial e Protocolo Nacional e Internacional.
A advogada é ainda especialista em “Segurança Econômica, Geopolítica e Inteligência” e em “Relações Internacionais e Proteção Internacional dos Direitos Humanos”, ambos títulos obtidos pela Sociedade Italiana de Organização Internacional – SIOI. No ano de 2019, conquistou o título de PhD em Ciências Jurídicas pela Universidade Católica de Assunção, no Paraguai.
Atuação profissional
Já no campo profissional, Romina foi responsável pela Seção de Monitoramento de Conformidade e Resolução da Secretaria da Suprema Corte de Justiça no Paraguai (2004 – 2006) para, em seguida, ocupar o cargo de chefe do Departamento de Queixas Éticas do Escritório de Ética Judicial da mesma instânncia superior do país (2006 – 2011).
Ela também foi primeira-secretária (2011 – 2013) e ministra (2014 – 2018) na Embaixada do Paraguai junto à Santa Sé e à Ordem de Malta, e depois embaixadora na Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia (2018 – 2021).
Até o momento, Romina ocupava o cargo de consultora em Direito Internacional Público e Privado do escritório de advocacia “Almada Royg & Caballero” (2021 – 2024). (EPC)
Deixe seu comentário