Gaudium news > Nossa Senhora do Pilar e o Apóstolo São Tiago representados nos Jardins do Vaticano

Nossa Senhora do Pilar e o Apóstolo São Tiago representados nos Jardins do Vaticano

A cerimônia de entronização e bênção do retábulo será presidida pelo Cardeal Fernando Vérgez, Presidente Emérito do Governatorato do Estado do Vaticano.

Nossa Senhora do Pilar

Cidade do Vaticano (23/09/2025 12:51, Gaudium Press) Os Jardins do Vaticano receberão um retábulo de cerâmica dentro do qual haverá uma representação de Nossa Senhora do Pilar consolando o Apóstolo São Tiago. A obra de arte, medindo 140 centímetros de altura e 90 centímetros de largura, será inaugurada na próxima quarta-feira, 24. A imagem mariana representará a Espanha nos Jardins do Vaticano, ao lado de outras nações ali presentes.

A cerimônia de entronização e bênção será presidida pelo Cardeal Fernando Vérgez, Presidente Emérito do Governatorato do Estado do Vaticano, e contará com a presença do Arcebispo de Zaragoza (Espanha), Dom Carlos Manuel Escribano. A embaixadora da Espanha junto à Santa Sé, Isabel Celaa, e uma delegação das catedrais de Saragoça e Santiago de Compostela também estarão presentes.

História de Nossa Senhora do Pilar

Segundo a tradição, Nossa Senhora do Pilar apareceu ao Apóstolo São Tiago nas margens do rio Ebro, quando ele estava evangelizando a Península Ibérica. A aparição é considerada a primeira, tendo ocorrido no dia 2 de janeiro de 40 d.C. na cidade de Cesaraugusta , atual Saragoça (Espanha).

Desanimado diante de inúmeras dificuldades que encontrava para difundir a Boa Nova, São Tiago Apóstolo pediu um sinal a Deus. Nesse momento lhe apareceu a Virgem Maria lhe oferecendo conforto, encorajamento e fazendo uma promessa: enquanto a coluna sobre a qual ela se apoiasse permanecesse de pé, haveria discípulos de Cristo nas terras hispânicas.

Pilar

Uma das devoções marianas mais conhecidas na Espanha

Esta coluna de jaspe de 1,77 cm de altura, revestida de bronze e prata, é conservada na Basílica de El Pilar, em Saragoça. Acima dela está uma imagem mariana feita em madeira com 36,5 cm de comprimento, carregando o Menino Jesus em seu braço esquerdo. A Virgem do Pilar é uma das devoções marianas mais conhecidas na Espanha.

Padroeira de inúmeras cidades e corporações, como a Guarda Civil e o Corpo Subaquático da Marinha Espanhola, a sua festa litúrgica é celebrada no dia 12 de outubro, data do Descobrimento da América e da Herança Hispânica. Sua devoção se estendeu aos novos povos hispânicos desde o início da evangelização da América em 1492. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas