Nomeados dois bispos auxiliares para a Arquidiocese de Fortaleza
O Papa Leão XIV nomeou, neste sábado, 29 de novembro, dois novos bispos auxiliares para a Arquidiocese de Fortaleza, no Regional Nordeste 1 da CNBB: Mons. Jânison de Sá Santos e Mons. Antônio Carlos Marques Braga.
Redação (30/11/2025 11:31, Gaudium Press) A Santa Sé anunciou, neste sábado, 29 de novembro de 2025, a nomeação de dois novos bispos auxiliares para a Arquidiocese de Fortaleza: Mons. Jânison de Sá Santos e Mons. Antônio Carlos Marques Braga.
A nomeação foi recebida com grande alegria pelo arcebispo metropolitano, Dom Gregório Paixão, OSB, especialmente após a arquidiocese permanecer sem bispos auxiliares desde julho de 2024.
Com 148 paróquias e presença em 31 municípios, a Igreja em Fortaleza vive um momento de intensa vitalidade pastoral, enquanto realiza sua XXV Assembleia Arquidiocesana de Pastoral.
Monsenhor Antonio Carlos, vigário judicial e presidente do Tribunal Eclesiástico Regional, recebeu a nomeação de bispo titular de “Cillio” e auxiliar da arquidiocese de Fortaleza (CE com humildade e espírito de serviço. Natural de Fortaleza, é mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana e possui longa trajetória como pároco, professor e membro de organismos arquidiocesanos.
Já Monsenhor Jânison de Sá, presbítero da Diocese de Propriá (SE), acolheu o chamado com gratidão e confiança na graça de Deus. Doutor em Teologia Catequética pela Universidade Salesiana de Roma, traz ampla experiência nacional como assessor, professor, reitor, pároco e integrante de equipes de animação do Sínodo. Foi nomeado bispo auxiliar para a mesma Igreja Particular e titular de “Cibaliana”.
Em comunicado oficial, a CNBB enviou saudação aos nomeados:
“Saudamos estes dois irmãos que passarão a fazer parte do colegiado de bispos do Brasil com as palavras do Papa Leão XIV por ocasião do Jubileu dos Bispos celebrado em Roma: ‘o bispo é o princípio visível de unidade na Igreja particular que lhe foi confiada tendo como dever zelar pela sua construção na comunhão entre todos os seus membros e com a Igreja universal, valorizando o contributo dos vários dons e ministérios para o crescimento comum e a difusão do Evangelho’”.
O arcebispo metropolitano de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, OSB, celebrou a chegada dos novos auxiliares como um “verdadeiro presente” da Santa Sé.
“Esses dois irmãos vêm para que, associados a mim, possamos levar cada vez mais ao coração de todas as pessoas a palavra de Deus”, destacou, pedindo aos fiéis para acolhê-los na comunidade.
Biografia de Dom Jânison de Sá Santos
Nascido em 8 de dezembro de 1969, em Propriá (Sergipe), Dom Jânison cursou Filosofia no Mosteiro de São Bento, em Olinda (PE), em 1991, e iniciou Teologia em Belo Horizonte (MG), concluindo o bacharelado na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (Angelicum), em Roma, em 1995. Foi ordenado sacerdote no mesmo ano.
Possui mestrado (1998) e doutorado (2011) em Teologia com especialização em Catequética pela Universidade Pontifícia Salesiana (Roma) e pós-doutorado pela PUC-Rio (2019). Entre 2011 e 2018 foi reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, da Província Eclesiástica de Aracaju.
Lecionou Teologia Catequética, Missiologia, Teologia Pastoral, Sacramentologia e Estágio Pastoral em diversos seminários e institutos. Atuou também na Pastoral Carcerária de Sergipe. Publicou artigos em revistas, livros e colaborou na produção de alguns textos da Comissão Bíblico-Catequética Nacional.
Dom Antônio Carlos Marques Braga
Nascido em 22 de novembro de 1972, em Fortaleza, Dom Antônio Carlos é graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Teologia pelo Instituto Teológico-Pastoral do Ceará (ITEP). Concluiu mestrado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma) e fez cursos de especialização na Sacra Rota Romana e na Pontifícia Universidade Católica Argentina, onde iniciou o doutorado na mesma área.
Ingressou no seminário em 1995 e foi ordenado presbítero em 22 de dezembro de 2003, na Catedral de Fortaleza. Entre os principais ofícios exercidos estão:
Vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Messejana (2003–2004)
Auditor do Tribunal Eclesiástico Regional de Apelação (2003–2005);
Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (2005–2016);
Pároco da Paróquia São Pio X, no Pan-Americano, Fortaleza (2016–2025);
Vigário paroquial da Paróquia Mãe Santíssima (a partir de outubro de 2025).
Foi professor de Direito Canônico na Faculdade Católica de Fortaleza, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores da arquidiocese, além de assessor canônico dos bispos do Regional Nordeste 1 da CNBB.
As ordenações episcopais dos dois novos auxiliares estão previstas para o início de 2026, em data a ser confirmada.






Deixe seu comentário