Nomeado novo Núncio Apostólico para Moçambique
Esta nomeação é sinal de atenção providencial e de solicitude do Sumo Pontífice pelo amado País de Moçambique.
Cidade do Vaticano (24/01/2024 15:31, Gaudium Press) Dom Luís Miguel Muñoz Cárdaba foi nomeado na última quarta-feira, 23 de janeiro, como novo núncio apostólico em Moçambique. Atualmente, o prelado é o Arcebispo titular de Nasai e núncio apostólico no Sudão e na Eritreia.
“Esta nomeação é sinal de atenção providencial e de solicitude do Sumo Pontífice pelo amado País de Moçambique”, diz documento assinado pelo Encarregado de Negócios da Nunciatura, Monsenhor Suman Anthony Paul.
O Núncio Apostólico, além de cuidar das relações diplomáticas entre a Santa Sé e o Estado, no caso Moçambique, representa o Romano Pontífice e a Santa Sé junto da Igreja local e desempenha, portanto, funções internas ao ordenamento canônico.
Breve biografia de Dom Luís Miguel Muñoz Cárdaba
Nascido no dia 25 de agosto de 1965 em Vallelado, na Espanha, Luís Miguel Muñoz Cárdaba foi ordenado sacerdote em 28 de junho de 1992. Sua ordenação episcopal aconteceu em julho de 2020. O prelado possui Doutorado em Teologia, Direito Canônico e Jurisprudência.
Dom Cárdaba entrou no Serviço Diplomático da Santa Sé no ano de 2001 e prestou serviço nas Representações Pontifícias da República Helênica, no México, na Síria, na Bélgica, na Itália, na Austrália, na França e na Turquia
Em 31 de março de 2020 foi nomeado Núncio Apostólico no Sudão e Eritreia, missão que manteve até ao momento presente. Dom Luís Miguel Muñoz Cárdaba tem conhecimento dos seguintes idiomas: Espanhol, Italiano, Francês e Inglês. (EPC)
Deixe seu comentário