Nigéria: Sacerdote é libertado após quase dois meses nas mãos de sequestradores
O Padre Alphonsus Afina, sequestrado por um grupo de homens armados, na noite de domingo, 1º de junho, após ter celebrado uma Santa Missa.
Nigéria (22/07/2025 12:05, Gaudium Press) O Padre Alphonsus Afina, sequestrado no dia 1º de junho, foi libertado na última segunda-feira, 21 de julho, juntamente com dez mulheres que também tinham sido raptadas. O resgate foi feito pelo Departamento de Serviços de Estado juntamente com o exército nigeriano em uma operação realizada no estado de Borno, no nordeste da Nigéria.
Quase dois meses de cativeiro
O Bispo Auxiliar de Maiduguri, Dom John Bogna Bakeni, manifestou sua profunda gratidão pelo profissionalismo e pela coragem dos agentes que libertaram os reféns após uma bem sucedida missão. “O retorno em segurança do Padre Afina após quase dois meses de cativeiro é uma prova do compromisso de nossas agências de segurança”, afirmou o prelado.
O Padre Afina foi sequestrado na noite de domingo, 1º de junho, perto de Gwoza, após celebrar uma Santa Missa. O sacerdote viajava de Mubi, no estado de Adamawa, para Maiduguri, quando um grupo armado disparou tiros e lançou uma granada contra o comboio, matando um passageiro e fazendo os outros reféns.
Clima de insegurança graças ao Boko Haram
Ainda existe muita insegurança na área de Gwoza, o motivo principal é a presença das duas principais facções do Boko Haram: Jama’tu Ahlis Sunna Lidda’awati wal-Jihad (JAS) e a Província do Estado Islâmico da África Ocidental (ISWAP), que se juntou ao Estado Islâmico como sua “Província da África Ocidental”.
A notícia do sequestro do Padre Afina causou grande choque na Diocese americana de Fairbanks, onde o sacerdote serviu por seis anos e meio nas aldeias da Península de Seward, de 2017 a 2024. No dia 3 de junho, uma Santa Missa solene foi celebrada pedindo pelo retorno do Padre Afina. Mais de 200 fiéis participaram desta celebração. (EPC)
Deixe seu comentário