Nigéria: Padre Bobbo Paschal é libertado após dois meses sequestrado
O sacerdote foi raptado nas primeiras horas do dia 17 de novembro de 2025. Durante o sequestro, que aconteceu na residência paroquial, os bandidos mataram o seu irmão.
Nigéria – Abuja (19/01/2026 10:57, Gaudium Press) O Padre Bobbo Paschal, pároco da Igreja de Santo Estêvão, localizada no Estado de Kaduna, centro-norte da Nigéria, foi libertado pelos seus sequestradores após passar dois meses em cativeiro. O sacerdote foi raptado nas primeiras horas do dia 17 de novembro de 2025.
Irmão do Padre Paschal foi assassinado durante o sequestro
Durante o sequestro, que aconteceu na residência paroquial, os bandidos mataram o irmão do Padre Paschal. Poucas horas após o ocorrido, circularam nas redes sociais notícias falsas sobre a morte do sacerdote. Posteriormente, a Arquidiocese de Kaduna negou de forma oficial que o clérigo havia morrido.
A libertação do Padre Paschal foi confirmada pela Arquidiocese de Kaduna através de um comunicado assinado pelo chanceler Padre Christian Okewu Emmanuel, segundo o qual o sacerdote foi libertado no dia 17 de janeiro. Ainda não foram divulgadas as circunstâncias da libertação do sacerdote.
Sequestros de sacerdotes, religiosos e religiosas na Nigéria
Dom Matthew Man-Oso Ndagoso, Arcebispo de Kaduna, agradeceu aos agentes de segurança e aos católicos que agiram e rezaram pela libertação do Padre Paschal. A quantidade de sacerdotes, religiosos e religiosas sequestrados na Nigéria têm aumentado de forma alarmante. Os que sobrevivem, permanecem com traumas físicos e psicológicos.
A maior parte destes sequestros visam extorquir grandes somas de dinheiro, transformando o clero em alvos lucrativos para criminosos. Também são registrados ataques com motivação religiosa, intensificando a perseguição aos cristãos. Boko Haram e o Estado Islâmico da África Ocidental são alguns dos grupos terroristas envolvidos nesses ataques. (EPC)






Deixe seu comentário