Nigéria: Cem crianças sequestradas em Escola Católica foram libertadas
As autoridades locais ainda estão tentando libertar outros cem reféns, alguns com apenas dez anos de idade, que permanecem em poder dos sequestradores.
Nigéria – Níger (09/12/2025 15:18, Gaudium Press) A Associação Cristã da Nigéria (ACN) anunciou nesta terça-feira, 9 de dezembro, que cem estudantes que haviam sido sequestrados no dia 21 de novembro da Escola Católica de Santa Maria, na comunidade de Papiri, estado de Níger, foram libertados.
Autoridades não divulgaram detalhes sobre o caso
Ainda não estão claras as condições dessa libertação, pois as autoridades locais não forneceram nenhum tipo de detalhe sobre o caso. Não se sabe, portanto, se os menores foram libertados através de alguma negociação com os sequestradores ou se o resultado é fruto de uma operação militar.
Ao menos 303 alunos e 12 professores da Escola Primária e Secundária Católica de Santa Maria foram levados por um grupo de homens armados. Desses reféns, cinquenta conseguiram escapar dos seus raptores no mesmo dia. Segundo a ACN, os alunos escaparam “se reuniram com seus pais, pois não puderam retornar à escola após a fuga”.
Mais de cem reféns seguem nas mãos dos sequestradores
As autoridades locais ainda estão tentando libertar outros cem reféns, alguns com apenas dez anos de idade, que permanecem em poder dos sequestradores. Recentemente, o Papa Leão XIV fez um apelo pela libertação dos estudantes e professores, incentivando “as autoridades competentes a tomarem decisões apropriadas e oportunas para garantir sua libertação”.
A Nigéria segue sendo um país com altos índices de insegurança por conta de gangues armadas que de forma frequente invadem escolas e realizam sequestros em massa com o objetivo de exigir resgates. Essa onda de sequestros começou em 2014, quando militantes do Boko Haram sequestraram mais de 200 meninas em Chibok, no estado de Borno, no nordeste do país. (EPC)






Deixe seu comentário