Gaudium news > Nicarágua: sacerdotes pedem refúgio em Honduras e em Costa Rica

Nicarágua: sacerdotes pedem refúgio em Honduras e em Costa Rica

Sacerdotes da Nicarágua estão buscando refúgio nas dioceses vizinhas de Honduras e Costa Rica face à perseguição do governo sandinista

nicaragua gc570a49b5 640

Redação (16/09/2022 05:00, Gaudium Press) Ao menos 50 sacerdotes da Nicarágua pediram refúgio em Honduras e Costa Rica.

Os sacerdotes não partilham da ideologia de Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, que persegue os grupos religiosos que criticam e se opõem ao governo.

Desta maneira, a principal razão do pedido de refúgio dos sacerdotes da Nicarágua se deve à repressão e à perseguição que enfrentam atualmente no país.

Dom José Canales, Bispo de Danlí, El Paraíso, em Honduras, afirmou que os sacerdotes reclamam das “situações de injustiça e desrespeito dos direitos humanos em seu país”.

Nicaragua Bispo e sequestrado pela ditadura de Daniel Ortega

Até o momento, 50 solicitações de refúgio foram expedidas, das quais uma já foi aceita e entregue à diocese de Danlí.

“Estamos dispostos a receber os sacerdotes que em circunstâncias extremas precisam deixar a Nicarágua. Desta forma, eles podem ser integrados na vida da igreja em El Paraíso”, explicou Dom Canales.

Mesmo se os sacerdotes não tenham sofrido agressões físicas, alguns relatam a presença de policiais nas portas das igrejas ou das casas paróquias, ademais de receberem chamadas telefônicas com o objetivo de  desestabilizá-los psicologicamente.

Daniel Ortega mantém em detenção o Bispo Dom Rolando Alvarez e mais sete sacerdotes. Além disso, o presidente tem tomado uma série de medidas contra a Igreja Católica, tais como, a expulsão de figuras religiosas ou o fechamento de estabelecimentos católicos. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas