Nicarágua proíbe procissões de Semana Santa
Proibidas desde o começo da quaresma, as procissões externas não estão autorizadas na Nicarágua, nem mesmo durante a Semana Santa
Redação (04/04/2023 15:50, Gaudium Press) Com as últimas iniciativas do governo nicaraguense contra a Igreja Católica, infelizmente não é surpreendente que as procissões de Semana Santa tenham sido proibidas.
Desde o começo da quaresma as procissões externas foram proibidas pelo regime de Daniel Ortega e apesar do início da Semana Santa, nem mesmo as tradicionais e piedosas procissões e Vias Sacras foram autorizadas.
O Centro Nicaraguense dos Direitos Humanos (Cenidh) se manifestou através das redes sociais denunciando um ataque contra o direito de liberdade religiosa por parte do governo nicaraguense ao proibir tais procissões. Segundo o periódico Confidencial, a investigadora Martha Patricia Molina, calcula que cerca de 30 procissões foram canceladas por ordem do governo, em 2023.
📢🇳🇮Así “celebra” el régimen Ortega Murillo la Semana Santa en #Nicaragua #SOSIglesiaNi #LibertadParaLosSacerdotesPresos#MonseñorÁlvarezEsInocente pic.twitter.com/RI81IPngrv
— Cenidh (@cenidh) April 1, 2023
Dom Sócrates René Santiago, Bispo de Léon e Chinandega, explicou que a Via-Sacra só foi autorizada dentro da igreja, mas não nas ruas. Esta é a primeira vez que um governo impede as manifestações de religiosas da Semana Santa.
De fato, nem mesmo durante a ditadura dos anos 80 aconteceu uma repressão tão violenta contra a Igreja Católica, o que valeu uma menção nada honrosa da Nicarágua na lista da ONG “Portas Abertas”, organização protestante que analisa e classifica os países que mais perseguem cristãos no mundo.
Com o aumento da perseguição, as pessoas buscam outros meios de fortalecer a fé. Por isso, os fiéis se reúnem através das redes sociais, além de assistirem homilias e meditações que são feitas por YouTube ou Facebook. (FM)
Deixe seu comentário