Gaudium news > Nicarágua: outro sacerdote sequestrado a caminho da missa

Nicarágua: outro sacerdote sequestrado a caminho da missa

O regime de Ortega continua sua perseguição acirrada contra os sacerdotes católicos das Dioceses de Matagalpa e Estelí.

GUtXx09XIAAeyXs

Redação (11/08/2024 13:58, Gaudium Press) Outro sacerdote, o Pe. Denis Martínez García, foi detido pela Polícia neste domingo, 11 de agosto, quando se dirigia para celebrar uma missa na cidade de Matagalpa, sendo seu paradeiro desconhecido no momento.

A prisão do Pe. Denis ocorre um dia depois de a polícia prender o Pe. Leonel Balmaceda, pároco da Paróquia Jesus da Caridade, no município de La Trinidad, jurisdição eclesiástica da Diocese de Estelí.

A advogada Martha Patricia Molina, autora dos relatórios Nicarágua: Uma Igreja Perseguida, confirmou a notícia do sequestro por meio de suas redes sociais.

“Outro sacerdote da diocese de Matagalpa foi sequestrado pela Polícia Nacional enquanto estava a caminho de celebrar a Santa Missa. É o padre Denis Martínez. Vamos rezar para que sua integridade física e psicológica seja respeitada”, escreveu ela em seu post no X.

Padre Denis tinha a função de formador no Seminário Interdiocesano Nossa Senhora de Fátima, em Manágua, e nos fins de semana ia a Matagalpa para ajudar na celebração das missas, diante da drástica redução do clero, forçada pelo regime de Ortega-Murillo.

Essas prisões ocorrem após o regime de Daniel Ortega e Rosario Murillo banir um grupo de sete sacerdotes, seis deles da diocese de Matagalpa, em 7 de agosto, enviando-os ao Vaticano.

Da mesma forma, desde a madrugada deste sábado, 10 de agosto e sem motivação conhecida, a Polícia sequestrou duas mulheres de suas respectivas casas na cidade de Matagalpa, e seus parentes não têm informações sobre seu paradeiro.

A advogada Molina, que foi obrigada a se exilar por defender os direitos dos religiosos e a liberdade religiosa, alertou sobre um plano para exterminar a Diocese de Matagalpa: “A ditadura sandinista pretende exterminar a presença da Igreja Católica na Diocese de Matagalpa”. Atualmente mais de 70% do seu clero está exilado, banido ou proibido de entrar na Nicarágua.

Ela ressaltou a existência de várias igrejas fechadas neste domingo nesta região, pois, ao contrário de outros departamentos onde um sacerdote pode celebrar missas em até cinco paróquias, em Matagalpa há grandes distâncias entre as comunidades, e as paróquias são distantes. Todas essas paróquias estão fechadas.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas