Nicarágua: outro sacerdote condenado a 10 anos de prisão
A juíza Nancy Aguirre Gudiel condenou o sacerdote nicaraguense Óscar Benavidez a 10 anos de prisão por criticar o governo da Nicarágua.
Redação (06/02/2023 10:30, Gaudium Press) Outro sacerdote católico da Nicarágua, Pe. Óscar Benavidez, foi condenado a 10 anos de prisão “conspiração” contra a ditadura de Ortega e “propagação de fake news”.
O presbítero, de 49 anos, está detido desde 14 de agosto e foi condenado pela juíza Nancy del Carmen Aguirre Gudiel, chefe do Tribunal Distrital do Décimo Julgamento Criminal de Manágua, em audiência realizada a portas fechadas, a cinco anos de prisão pelo crime de formação de quadrilha e atentado à integridade nacional, e outros cinco pelo crime de divulgação de fake news. A sentença foi lida em 24 de janeiro passado.
Pe. Benavidez é o primeiro sacerdote nicaraguense condenado por conspiração e propagação de notícias falsas, entre os 10 detidos na Nicarágua pelo governo de Ortega, que chama de “terroristas” os bispos nicaraguenses que atuaram como mediadores em um diálogo nacional, e procuram uma solução pacífica para a crise que o país vive desde abril de 2018.
Segundo um relatório recente, endossado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), o número de presos políticos na Nicarágua aumentou para 245 em janeiro de 2023.
Deixe seu comentário