Nicarágua: Ditadura de Daniel Ortega cancela a Fundação das religiosas dominicanas
A perseguição religiosa na Nicarágua piorou dramaticamente, com o aumento da hostilidade do governo em relação aos cristãos.
Redação (14/01/2025 15:03, Gaudium Press) O ano de 2025 mal começou e o governo do ditador Daniel Ortega, por meio do Ministério do Interior, determinou o cancelamento 15 pessoas jurídicas de ONGs na Nicarágua. A notícia divulgada pelo jornal oficial La Gaceta, em 8 de janeiro, enumerou as 11 organizações que pediram “dissolução voluntária”, entre elas a Save the Children e a Fundação das Religiosas Dominicanas Contemplativas da Nicarágua. Elas se juntarão às mais de 5.600 ONGs que foram fechadas desde 2018.
Em agosto passado, a sede da Save the Children Canada, uma organização que recebia fundos do Canadá e que desenvolvia projetos na Nicarágua desde 2004, já havia sido fechada. Essa organização internacional, com sede em Londres, ordenou a “dissolução” de seus projetos na Nicarágua, de acordo com o decreto oficial do regime.
A perseguição religiosa na Nicarágua piorou dramaticamente, com o aumento da hostilidade do governo em relação aos cristãos. Em 2024, o regime fechou aproximadamente 1.700 ONGs, incluindo 1.500 em um único dia, em 19 de agosto. Destes, 678 eram organizações cristãs, tanto católicas quanto evangélicas. A organização evangélica International Christian Concern denunciou o governo de Daniel Ortega por usar o Ministério do Interior como ferramenta para perseguir “centenas de igrejas, grupos de ajuda e outras organizações religiosas”.
Deixe seu comentário