Gaudium news > Nicarágua: cresce a preocupação com o destino do Bispo de Matagalpa

Nicarágua: cresce a preocupação com o destino do Bispo de Matagalpa

Dom Silvio Baéz exige saber onde e como está o Bispo de Matagalpa, na Nicarágua.

Mons Baez

Redação (16/09/2022 08:28, Gaudium Press) A Diocese de Matagalpa está pedindo que se reze o terço diariamente pelo Bispo sequestrado. Com efeito, cresce a preocupação com o destino de Dom Rolando Álvarez, Bispo de Matagalpa. A última coisa que se sabia sobre ele é que estava em prisão domiciliar em Manágua.

Mas, de fato, detalhes concretos recentes sobre sua situação estão ocultos até mesmo de seu irmão no episcopado, Dom Silvio Báez, exilado na Flórida.

#Nicarágua. A cada dia me preocupo mais com meu irmão bispo, Dom Rolando José Álvarez. Uno-me ao povo de Deus, exigindo ver o bispo Rolando, saber onde e como ele está, e que a ditadura o ponha em liberdade. Rogo à Igreja no mundo inteiro unir-se a esta exigência!

pic.twitter.com/meBOlo58WR

– Silvio José Báez (@silviojbaez) 13 de setembro de 2022

Quem o visitou foi o Cardeal Brenes, Arcebispo da capital nicaraguense. O purpurado disse, em 4 de setembro passado, que Dom Álvarez “está bem de saúde”.

A retenção de Dom Álvarez viola todas as normas de direito, uma vez que não foi decretada pela autoridade judicial após um devido processo, mas foi determinada pela Polícia, que é dirigida por um parente de Daniel Ortega, Francisco Díaz. .

Nem a Polícia nem o Ministério Público apresentaram uma acusação formal contra o prelado. Em um comunicado, a polícia afirmou simplesmente que Dom Álvarez estava tentando “organizar grupos violentos” “com o objetivo de desestabilizar o Estado da Nicarágua e atacar as autoridades constitucionais”.

Na última conversa que teve com Dom Álvarez, o Cardeal Brenes o encontrou com boa saúde e “melhor ânimo”. “Ele nos pede para continuar orando por ele, e que o Espírito Santo nos ilumine para que possamos resolver logo este conflito”, ressaltou o cardeal.

“Sua família vai visitá-lo duas vezes por dia, de manhã e à tarde”, contou ainda o Cardeal, “sua prima, que era quem cuidava de sua casa, limpava e cozinhava para ele nos dias em que esteve em Manágua, continua cozinhando para ele”, informou.

Rezar o Rosário pelo bispo sequestrado

Por sua vez, a Diocese de Matagalpa pediu aos católicos para rezarem o terço diariamente pelo seu Bispo sequestrado:

“À Rainha do céu e da terra confiamos Dom Rolando José, Bispo da Diocese de Matagalpa e Administrador Apostólico da Diocese de Estelí”, destaca a diocese em sua conta no Facebook.

Com informações Infocatólica e Aciprensa.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas