Nicarágua: Bispos e sacerdotes são deportados
O governo nicaraguense anunciou a deportação de 19 membros da Igreja Católica, incluindo Dom Rolando Álvarez, Bispo de Matagalpa, para Roma
Redação (15/01/2024 06:50, Gaudium Press) O governo nicaraguense anunciou a deportação de 17 clérigos e dois seminaristas, incluindo Dom Rolando Álvarez, Bispo de Matagalpa.
No último domingo, 14 de janeiro, o governo da Nicarágua anunciou a libertação e deportação de 19 membros da Igreja Católica que estavam detidos no país. A lista de deportados inclui dois Bispos: Dom Isidoro del Carmen Mora Ortega e Dom Rolando Álvarez, além de 15 sacerdotes e dois seminaristas. A grande maioria foi presa em dezembro por ter participado de orações e manifestações pela liberdade de Dom Rolando.
A notícia foi divulgada pelos meios de comunicação locais e confirmada pelo governo. Em comunicado oficial, Manágua expressou agradecimentos à colaboração do Papa Francisco e do Cardeal Pietro Parolin, que viabilizaram a viagem dos clérigos.
Com exceção de uma pessoa que seguiu para a Venezuela, todos os outros foram para Roma e foram acolhidos pela Santa Sé na tarde de domingo (14). Dom Rolando Álvarez, Bispo de Matagalpa, estava detido desde fevereiro de 2023 e condenado a 26 anos de reclusão. O outro prelado detido, Dom Isidoro del Carmen Mora Ortega, Bispo de Siuna, estava preso desde dezembro passado. (FM)
Deixe seu comentário