Nápoles: descoberta uma capela acidentalmente
Durante a restauração de uma parede do prédio do Arquivo do Estado de Nápoles, Itália, os trabalhadores se depararam com afrescos atrás da parede do claustro que estava murada.
Redação (16/08/2023 11:28, Gaudium Press) O Arquivo do Estado de Nápoles está localizado em um antigo mosteiro beneditino, dedicado a São Severino de Noricum e São Sósio, dois santos locais.
O mosteiro foi construído em 846 no centro histórico de Nápoles. Durante séculos, serviu para uma próspera comunidade de monges beneditinos. Em 1799, os monges foram expulsos, e o mosteiro – por ordem do cardeal Fabrizio Ruffo, que governou Nápoles no final do século XVIII – foi transformado em um depósito de armas.
Em 1848, o Arquivo do Estado, contendo milhares de documentos, de tratados médicos medievais a escrituras notariais do século XV, foi transferido para o antigo mosteiro beneditino sob as ordens de Joachim Murat, o general francês que governou Nápoles durante a ocupação.
Hoje, o Arquivo do Estado é um edifício do governo, mas seu passado monástico é evidenciado por belos claustros e obras de arte (como uma série de afrescos do mestre renascentista Antonio Solario, retratando os principais aspectos da vida de São Bento). Há alguns meses, começaram os trabalhos de restauração de algumas das paredes do edifício.
Durante a limpeza, os trabalhadores descobriram algo atrás de uma parede coberta com tijolos. Era um afresco renascentista perfeitamente preservado! Limpando a área, descobriu-se tratar de uma capela, já que nem a porta nem a escada eram mais visíveis.
O afresco retrata Nossa Senhora segurando Jesus. Nas duas paredes adjacentes, encontraram dois outros afrescos, representando os dois santos: Severino de Noricum e Sossio.
O diretor artístico do Arquivo do Estado de Nápoles ressaltou: “Não fazíamos ideia de que era capela!”
Com informações e fotos Archivio di Stato di Napoli/ Facebook.
Deixe seu comentário