Gaudium news > Nagasaki: Catedral substitui sino destruído pela bomba atômica há 80 anos

Nagasaki: Catedral substitui sino destruído pela bomba atômica há 80 anos

O novo sino é uma réplica do pequeno sino original que foi destruído durante o ataque. Uma cerimônia de bênção foi realizada antes da instalação.

Foto: screenshot NipponTV

Foto: screenshot NipponTV

Redação (28/07/2025 15:11, Gaudium Press) Mais de 120 pessoas participaram de uma cerimônia para abençoar um novo sino da Catedral de Urakami, que foi danificada pelo bombardeio atômico de Nagasaki, no sudoeste do Japão, em 1945.

A antiga catedral, a cerca de 500 metros do hipocentro, desabou junto com suas torres gêmeas devido à bomba atômica, e o sino da torre norte foi severamente danificado. A igreja foi reconstruída após a Segunda Guerra Mundial, mas uma das duas torres do sino estava vazia.

James Nolan, um professor universitário americano, cujo avô era médico envolvido no Projeto Manhattan para o desenvolvimento de armas nucleares, ficou sabendo da falta do sino depois de conhecer um membro da Catedral de Urakami, um católico e sobrevivente da bomba atômica de segunda geração que propôs a restauração do sino. Assim, o professor convidou os católicos dos EUA a cooperarem na fabricação.

As pessoas “estavam dispostas a doar quando ouviram a história de Nagasaki”, declarou Nolan à CNA esta semana.

“Atingimos nossa meta de US$ 125.000 em 15 de julho”, disse ele. Os fundos cobrirão o custo de fabricação, transporte e instalação do sino, acrescentou. “Levou cerca de um ano e quatro meses para levantar os fundos. No total, houve 628 doações individuais”, ressaltou Nolan.

Foto: screenshot NipponTV

Foto: screenshot NipponTV

O novo sino é de bronze, com 66 cm de altura e 80 a 7 cm de diâmetro, e pesa 224 kg.

O arcebispo Michiaki Nakamura afirmou durante a cerimônia de bênção: “O novo sino é prova de esperança de que podemos avançar juntos em direção ao futuro na paz mundial”. Ele lhe deu o nome de “Sino da Esperança de Santa Kateri”.

Este sino juntamente com o outro que permaneceu praticamente intacto serão tocados às 11h02 do dia 9 de agosto, exatamente 80 anos após o lançamento da bomba atômica sobre Nagasaki.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas