Na Irlanda, sacerdote pode ir para a cadeia por celebrar missa
O Pe Hughes já foi multado por celebrar a missa com os fiéis. Fontes próximas ao sacerdote dizem que ele não pagará a multa.
Redação (23/03/2021 11:06, Gaudium Press) Um sacerdote foi multado na Irlanda por celebrar missa com poucos fiéis presentes, informou o Irish Catholic. Trata-se do Pe P. J. Hughes, pároco de Mullahoran e Loughduff, no condado de Cavan.
O governo suspendeu o culto público desde 7 de outubro passado. Na Irlanda do Norte, as missas presenciais poderão ser retomadas a partir de 26 de Março, mas não na Irlanda.
O Pe. Hughes escreveu em um boletim paroquial do último domingo: “No próximo domingo, inicia-se a Semana Santa. É difícil acreditar que, pelo segundo ano, as pessoas não possam vir participar das cerimônias da Semana Santa”.
A paróquia do Pe Hughes é muito grande
“Apesar do tamanho da igreja e do lugar santo que é devido à presença de Jesus no Tabernáculo, a igreja tem sido considerada um ponto crítico para a disseminação do vírus pela polícia”, continuou o presbítero.
“A maioria das pessoas estão saudáveis e podem fazer compras, levar seus filhos para a escola, e muitos trabalham em ambientes fechados. Estamos cometendo um grave erro ao rejeitar Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, permanecendo longe porque os funcionários do governo dizem que devemos fazê-lo.”
O sacerdote também afirma que o direito de protestar é protegido constitucionalmente, bem como o direito de praticar a fé e rezar em conjunto.
Fontes próximas ao sacerdote afirmam que ele não pagará a multa e que está disposto a ir para a cadeia antes de deixar o culto público. A indicação do bispo é que a Eucaristia não deve ser celebrada. Então, a possibilidade do sacerdote ir para a cadeia é real, e seria a primeira vez que em séculos um sacerdote seja preso por celebrar uma missa.
O culto público foi suspenso por quase oito meses nos últimos doze meses na Irlanda. Esta tem sido a maior restrição à Igreja em toda a Europa.
Com informações CNA.
Deixe seu comentário