Gaudium news > Museu de Arte Sacra de SP apresenta Exposição de Presépios da América Latina

Museu de Arte Sacra de SP apresenta Exposição de Presépios da América Latina

Esta Exposição de Presépios reúne 38 representações do nascimento do Menino Jesus provenientes de diversos países, utilizando materiais, técnicas e estilos variados.

Museu de Arte Sacra de SP apresenta Exposição de Presépios da América Latina

Museu de Arte Sacra de SP apresenta Exposição de Presépios da América Latina

São Paulo (19/12/2025 10h13, Gaudium Press ) O Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP) inaugurou uma exposição intitulada “Natividad – Presépios da América Latina”. A mostra reúne 38 representações do nascimento do Menino Jesus em Belém provenientes de diferentes países do continente, utilizando materiais, técnicas e estilos variados próprios da cultura latino-americana.

A história do Menino Jesus, de Maria, José e de todos os que celebram o nascimento que mudou o curso da humanidade é representada de diferentes formas. Segundo o site do MAS-SP, o objetivo dessa iniciativa é propor “uma leitura sensível e plural do imaginário natalino, convidando à contemplação da arte como linguagem de Fé, afeto e identidade, capaz de unir povos e gerações”.

Exposição de Presépios de diversos países da América Latina

Obras de diversos países da América Latina estão reunidas nesta exposição, dentre as nações estão a Bolívia, o Brasil, Chile, Colômbia, México, Nicarágua, Paraguai e Peru. Entre as técnicas utilizadas estão argila, cerâmica, madeira, tecido, palha, cabaça e até miniaturas feitas dentro de cascas de nozes. A mostra é toda bilíngue, contando com um display interativo que apresenta tradições natalinas de diferentes países latino-americanos.

Luciana Barbosa, coordenadora técnica do Museu, em entrevista ao jornal arquidiocesano ‘O São Paulo’, “o presépio latino reflete a riqueza cultural dos povos que o produzem: seus núcleos, seus costumes, sua relação com a natureza e suas tradições”. Ela explica que na exposição é contada, “de maneiras singulares, a história do Menino Jesus, de Maria, José e de todos os que celebram o nascimento que mudou o curso da humanidade”.

Diferentes formas de expressão da Fé

“Queríamos ir além da cena da Natividade e mostrar como o Natal é celebrar em cada lugar. A mensagem que fica é a da união: independentemente de onde se esteja, o importante é comemorar em família, manter vivas as tradições e compartilhar essa história”, afirmou. Ela destacou os “presépios peruanos em formato de caixa, que unem a cena sagrada ao cotidiano andino; e o presépio barguenho da Bolívia, que se abre por todos os lados e traz, de forma comum um pouco, a figura de Deus no conjunto”.

Também podem ser visitados presépios brasileiros, como o de Caruaru (PE), com animais da fauna nacional, e outro do Amazonas, com uma leitura indígena da Natividade. “É um convite para perceber como a Fé se expressa de diferentes formas, mas com o mesmo sentido”, concluiu o coordenadora técnica do Museu. A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, até dia 11 de janeiro de 2026. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas