Museu de Arte Sacra de Curitiba é reaberto após passar por restauração
Com um acervo constituído por mais de 1.500 peças, o Museu de Arte Sacra de Curitiba foi totalmente renovado e tornou-se tecnológico e interativo.
Curitiba – Paraná (20/12/2023 09:56, Gaudium Press) O Museu de Arte Sacra de Curitiba, Paraná, foi reaberto na última sexta-feira, 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, após permanecer fechado durante um ano para passar por um longo e detalhado processo de restauração.
A cerimônia de reabertura do museu, integrado à Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, contou com a presença do Arcebispo Metropolitano Dom José Antonio Peruzzo e do prefeito de Curitiba, Rafael Greca.
Importância de se cuidar do espaço e do acervo do Museu
Se referindo a esta restauração, Dom Peruzzo destacou a importância de se cuidar do espaço e do acervo do Museu. “Quão denso de futuro é um passado bem cuidado, porque quem cuida de sua história nunca perde a memória. Perceber Deus sem a arte, é percebê-lo pela metade”.
“Aqui se pode dizer que a linguagem religiosa encontrou seu espaço da arte, mas a arte aqui expressa, outrora pintada, agora restaurada, é também a linguagem do apreço que temos não apenas pela história mas pelo modo como se viveu a Fé aqui em Curitiba”, acrescentou.
Acervo constituído por mais de 1.500 peças
Comemorando a reabertura do Museu de Arte Sacra, o reitor da Igreja, Padre Antonio Luciano de Lima, afirmou que “é uma grande graça poder entregar o museu, porque aqui está a história da Fé, a história da própria cidade. Agora vamos seguir com a reforma da igreja, que deve ficar pronta até outubro de 2024”.
Com um acervo constituído por mais de 1.500 peças, que passaram por um processo de higienização e conservação preventiva, o Museu de Arte Sacra foi totalmente renovado e tornou-se tecnológico e interativo. O espaço foi dividido em duas áreas expositivas: uma destinada à exposição permanente das obras do acervo e outra para as exposições temporárias. (EPC)
Deixe seu comentário