Museu das Filipinas declara templo católico como importante propriedade cultural
A cerimônia de reconhecimento aconteceu no dia em que a liturgia celebrou a festa dos santos padroeiros da igreja.
Filipinas – Makati (12/07/2023 09:55, Gaudium Press) O Museu Nacional das Filipinas (MNF) reconheceu a histórica igreja de São Pedro e São Paulo, localizada na cidade de Makati, como uma importante propriedade cultural do país.
A cerimônia de reconhecimento aconteceu no dia em que a liturgia celebrou a festa dos santos padroeiros da igreja. Dentre os presentes estavam o Arcebispo de Manila, Cardeal Jose Fuerte Advincula, alguns membros do clero e autoridades da cidade.
Excepcional significado cultural, artístico e histórico
Segundo a Dra. Mary Jane Louise Bolunia, arqueóloga-chefe do MNF, o templo “resistiu ao teste do tempo e isso por si só é uma prova da importância de Makati para nossa vida como nação”.
Ela ressaltou ainda que o reconhecimento desta igreja como tesouro cultural ocorreu por conta de seu “excepcional significado cultural, artístico e histórico para todo o país. A declaração desta bela igreja é também uma forma de dizer que há muito a descobrir sobre a história e o patrimônio de Makati”
Breve história da Igreja de São Pedro e São Paulo
A igreja foi construída por missionários jesuítas no ano de 1620. Nela está conservada uma imagem de Nossa Senhora de la Rosa, vinda diretamente da Espanha pelas mãos de um sacerdote jesuíta no ano de 1718.
Este centenário templo católico também foi usado como sede e hospital das tropas dos Estados Unidos durante a Guerra Filipino-Americana no ano de 1899. Até o ano de 1965, esta igreja era dedicada unicamente ao Apóstolo São Pedro, porém, após o Concílio Vaticano II, se adicionou São Paulo como padroeiro. (EPC)
Deixe seu comentário