Movimento do Terço dos Homens prepara Romaria ao Santuário Nacional de Aparecida
O encontro deste ano seguirá o tema “Terço dos Homens: celebrar a Palavra de Deus na Casa da Mãe” e o lema “Tua Palavra é luz do meu caminho” (Sl 119,105).
Aparecida – São Paulo (13/01/2024 10:09, Gaudium Press) Foi divulgada a programação completa da 16ª edição da Romaria Nacional do Terço dos Homens, que será realizada entre 23, 24 e 25 de fevereiro de 2024, em Aparecida, São Paulo. Os organizadores do evento esperam reunir milhares de participantes provenientes de todo o país.
“Em todo Brasil, queremos essa alegria e essa esperança de vivermos como homens de Fé, homens de oração. Nós queremos que essa oração, a oração dos homens do terço, seja sempre a oração da família, a oração dos pais ao redor da mesa. Só através da oração propositiva é que nós nos aproximamos sempre e cada vez mais de Deus”, assegurou o reitor do Santuário Nacional, Padre Eduardo Catalfo.
Tema e lema desta edição da Romaria Nacional
O encontro deste ano, que seguirá o tema “Terço dos Homens: celebrar a Palavra de Deus na Casa da Mãe” e o lema “Tua Palavra é luz do meu caminho” (Sl 119,105), contará com uma programação intensa constituída por Santas Missas, procissões, vigílias, além do tradicional Terço Solene e a Consagração a Nossa Senhora Aparecida.
Os interessados em participar desta edição da Romaria Nacional do Terço dos Homens ao Santuário de Aparecida poderão se inscrever clicando aqui. Os inscritos receberão o Guia do Terço dos Homens com uma palavra amiga de Dom Gil Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora e referencial do Terço dos Homens no Brasil; uma mensagem do Padre Eduardo Catalfo; a oração do Rosário de São João Paulo II; a cronologia da Romaria; entre outros textos.
Missão do Terço dos Homens no Brasil
Segundo os organizadores do Terço dos Homens no Brasil a missão desta iniciativa é “resgatar, para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e da sociedade cristã. O Terço dos Homens é um exemplo de Fé e devoção”.
“A oração do terço, além de nos conduzir para a oração, leva-nos a meditar sobre os principais mistérios da redenção que Cristo nos oferece. Com a meditação do mistério redentor, também lembramos Maria de Nazaré, que assumiu a maternidade divina fazendo a vontade de Deus, dando-nos o Salvador”, diz o site de inscrição.
Origem do Terço dos Homens
De acordo com o assessor nacional do Terço, Padre Vandemir Meister, apesar de existirem relatos de homens que, aqui no Brasil, desde o tempo da escravidão se reuniam para rezar, somente no ano de 1997 esses grupos se oficializaram.
O surgimento ocorreu dentro do Movimento Apostólico de Schoenstatt, com um pequeno número de homens vinculados ao Santuário da Mãe e Rainha, em Olinda (PE). A partir daí, os grupos de Terço dos Homens começaram a se espalhar pelo país, chegando a mais de um milhão de integrantes. (EPC)
Deixe seu comentário