Gaudium news > Mosteiro da Terra Santa em Washington promove exposição de presépios

Mosteiro da Terra Santa em Washington promove exposição de presépios

A mostra deste ano possui um significado especial, pois celebra o 800º aniversário do primeiro presépio da história, criado por São Francisco de Assis.

Mosteiro da Terra Santa em Washington promove exposicao de presepios 1

Foto: Divulgação/Custodia Terrae Sanctae.

Washington – Estados Unidos (22/12/2023 14:22, Gaudium Press) O Mosteiro Franciscano da Terra Santa nos Estados Unidos, localizado na cidade de Washington DC, está promovendo uma exposição com centenas de presépios provenientes de todo o mundo.

Mosteiro da Terra Santa em Washington promove exposicao de presepios 2

Foto: Divulgação/Custodia Terrae Sanctae.

Significado especial desta exposição de presépios

A mostra deste ano possui um significado especial, pois celebra o 800º aniversário do primeiro presépio da história, criado por São Francisco de Assis no vilarejo de Greccio (Itália) na noite de Natal de 1223. Esta edição da exposição apresenta novas obras, incluindo presépios feitos por crianças de colégios da Arquidiocese de Washington.

Mosteiro da Terra Santa em Washington promove exposicao de presepios 3

Foto: Divulgação/Custodia Terrae Sanctae.

Inaugurada no início deste mês de dezembro, esta exposição de presépios poderá ser visitada pelo público até o dia 7 de janeiro. Uma das principais coleções pertence a um casal norte-americano que segue mantendo essa tradição natalina há décadas, acumulando mais de 500 presépios provenientes de diversos países.

Tradição que se tornou popular em lares cristãos do mundo inteiro

Segundo o guardião do convento franciscano, Frei Ramzi Sidawi, a tradição de exibir presépios representando o mistério da Encarnação se tornou popular em lares cristãos do mundo inteiro, sendo representado de diferentes formas artísticas de acordo com a cultura de cada povo.

Mosteiro da Terra Santa em Washington promove exposicao de presepios 4

Foto: Divulgação/Custodia Terrae Sanctae.

“A pluralidade de características dos presépios nos ensina a reconhecer a história de um Deus vivo que fala a todos os povos, capaz de falar todas as línguas e que renasce a cada Natal. É a história de um Deus feito carne que continua a tocar o coração de todos”, destacou o religioso.

Frei Ramzi Sidawi ressaltou ainda que “o presépio é um símbolo que nos lembra do Todo-Poderoso que veio ao mundo como uma criança indefesa. A maravilha desse paradoxo foi o que impressionou São Francisco há 800 anos e é o que continua a surpreender e encantar a todos hoje quando contemplamos a simplicidade do presépio”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas