Mosteiro bizantino é descoberto e recuperado em Israel
Duas construções foram descobertas na escavação original, uma das quais era uma igreja pavimentada com um mosaico colorido.
Israel – Shoham (24/08/2022 16:43, Gaudium Press) Soldados israelenses descobriram um mosteiro bizantino em Horbat Hani, no sopé das colinas baixas a leste de Shoham, no centro de Israel. A descoberta arqueológica ocorreu há um mês, apesar do convento já ter sido encontrado há vinte anos e posteriormente encoberto para protegê-lo, pois o mosteiro se encontra em uma área militar.
Duas construções foram descobertas
Segundo Issy Kornfeld, Diretor de Escavações da Autoridade de Antiguidades de Israel, uma parte do local foi danificada durante exercícios militares, por conta disso, foi iniciado um projeto educacional no qual o local foi reaberto e limpo.
“Duas construções foram descobertas na escavação original, uma das quais era uma igreja pavimentada com um mosaico colorido representando cenas de vida selvagem e plantas, um hall de entrada, dormitórios das freiras, celas de eremitas, uma torre com quartos e uma cripta, um complexo funerário subterrâneo. O outro edifício incluía uma cozinha, um refeitório e um hospício para peregrinos”, explicou Kornfeld.
Construção pode ter seguido antiga tradição
Evidências indicam que o convento era de religiosas e de acordo com Eitan Klein, um arqueólogo da Autoridade de Antiguidades de Israel, a construção pode ter ocorrido no local de sepultamento de Hannah, mãe do profeta Samuel, de acordo com uma antiga tradição. Foram encontrados ainda alguns esqueletos femininos, possivelmente de mulheres que quiseram ser enterradas perto da figura santificada de Hannah.
Para Eli Eskosido, diretor da Autoridade de Antiguidades de Israel, esta iniciativa “cria uma oportunidade para todos os soldados e oficiais do exército. A adoção de sítios arqueológicos nas bases do exército e áreas militares e a criação de exposições arqueológicas em bases militares consolidam ainda mais o forte vínculo entre a defesa do Estado de Israel e a proteção de sítios arqueológicos e nosso patrimônio cultural”. (EPC)
Deixe seu comentário