Gaudium news > Mosaico de Nossa Senhora das Dores é instalado nos Jardins do Vaticano

Mosaico de Nossa Senhora das Dores é instalado nos Jardins do Vaticano

A cerimônia contou com a presença do Presidente da República Eslovaca, Peter Pellegrini, e do Presidente da Conferência Episcopal Eslovaca, Dom Bernard Bober.

Mosaico de Nossa Senhora das Dores e instalado nos Jardins do Vaticano

Cidade do Vaticano (12/10/2025 15:16, Gaudium Press ) Um mosaico dedicado a Nossa Senhora das Dores, padroeira da Eslováquia, foi legado e abençoado nos Jardins do Vaticano. A conferência, realizada na manhã da última sexta-feira, 5, contou com a presença do Presidente da República Eslovaca, Peter Pellegrini.

Mosaico de Nossa Senhora das Dores e instalado nos Jardins do Vaticano 3

O evento foi iniciado por Padre Pavol Zvara, Reitor do Pontifício Instituto Eslovaco dos Santos Cirilo e Metódio em Roma. Logo depois, discursaram o Presidente da Eslováquia, Peter Pellegrini e o Cardeal Claudio Gugerotti, Prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais.

Oportunidade para fortalecer os laços com o Sucessor de Pedro

“A presença deste mosaico é uma importante oportunidade para fortalecer os laços de amizade e afeto do povo eslovaco para com o Sucessor de Pedro e para garantir-lhe a oração constante a Maria por seus interesses”, afirmou o Arcebispo Emilio Nappa, Secretário-Geral do Governo do Estado da Cidade do Vaticano, agradecendo aos promotores da iniciativa.

Mosaico de Nossa Senhora das Dores e instalado nos Jardins do Vaticano 2

Em seguida, Dom Bernard Bober, Arcebispo Metropolitano de Košice e Presidente da Conferência Episcopal Eslovaca, deram continuidade ao cerimonial abençoando o mosaico mariano. O evento foi concluído com um discurso do Embaixador da República Eslovaca junto à Santa Sé, Juraj Priputen.

Nossa Senhora das Sete Dores, padroeira da Eslováquia

A devoção a Nossa Senhora na Eslováquia teve origem na veneração da Santíssima Virgem no Santuário de Marianka, considerada o mais antigo local de peregrinação mariana do país e, ao mesmo tempo, um dos mais antigos da Europa Central, remontando ao século XI. Os primeiros registros escritos deste lugar sagrado datam de 1367.

Mosaico de Nossa Senhora das Dores e instalado nos Jardins do Vaticano 4

Em 1927, o Papa Pio XI proclamou Nossa Senhora das Sete Dores como principal padroeira da Eslováquia, reconhecendo a devoção que já era muito difundida no país. O Santuário de Šaštín foi visitado pelo Papa São João Paulo II, durante sua peregrinação apostólica à República Eslovaca no dia 1º de julho de 1995. (EPC)

Mosaico de Nossa Senhora das Dores e instalado nos Jardins do Vaticano 1

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas