Milhares de devotos participam da procissão do Nazareno Negro nas Filipinas
Conhecida como uma das manifestações religiosas mais importantes do país, a procissão do Nazareno Negro reuniu neste ano mais de 100 mil fiéis, segundo os organizadores.
Filipinas – Manila (10/01/2023 15:18, Gaudium Press) Após ter sido cancelada nos últimos dois anos, por conta das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, os fiéis das Filipinas voltaram a participar da procissão do Nazareno Negro. Neste ano de 2023 o ato reuniu mais de 100 mil fiéis, segundo os organizadores.
Uma das manifestações religiosas mais importantes das Filipinas
Conhecida como uma das manifestações religiosas mais importantes do país, a procissão do Nazareno Negro costumava durar 22 horas e reunir milhões de devotos. Este ano, apesar da autorização das autoridades civis, a cerimônia durou pouco mais de três horas. As Filipinas são o único país da Ásia majoritariamente católico (cerca de 82% dos 114 milhões de habitantes).
A imagem levada em procissão representa Nosso Senhor Jesus Cristo curvado carregando o peso da Cruz a caminho de sua crucificação. No ano de 1607 um sacerdote agostiniano a levou de barco em direção ao México, entretanto, a embarcação pegou fogo no caminho e a imagem de Cristo, que se tornou negra por conta do incêndio permaneceu em Manila.
Retomada da Procissão foi autorizada, porém com restrições
Através desta procissão anual, os católicos filipinos recordam a milagrosa história desta imagem de Cristo, o “Nazareno Negro”. Neste ano de 2023, os devotos temiam que, por conta das restrições impostas pela pandemia, a procissão não ocorresse pelo terceiro ano consecutivo.
Entretanto, no dia 3 de janeiro, as autoridades civis autorizaram a retomada desta tradicional manifestação religiosa, com certas restrições. De acordo com o Padre Earl Allyson Valdez, pároco da igreja de Quiapo, este ano os fiéis puderam apenas se aproximar e tocar a imagem, beijar os os pés do Nazareno Negro ficou proibido. (EPC)
Deixe seu comentário