Mês do Rosário
Ao longo deste mês somos convidados a rezar o terço todos os dias, é claro que devemos rezar todos os dias do ano, mas em especial nesse mês dedicado ao rosário.
Redação (09/10/2024 10:14, Gaudium Press) A Igreja dedica o mês de outubro às missões e ao rosário, porque no dia 1º de outubro a Igreja celebrou a memória litúrgica de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões, e no dia 7 celebra Nossa Senhora do Rosário. A missão se faz com o terço na mão, Nossa Senhora é a protagonista da missão, Ela vai à frente dos missionários, é a primeira discípula, encoraja os missionários do mesmo modo que encorajou os apóstolos no dia de Pentecostes.
Convite para rezar o terço todos os dias
Ao longo deste mês somos convidados a rezar o terço todos os dias, é claro que devemos rezar todos os dias do ano, mas em especial nesse mês dedicado ao rosário. As paróquias costumam promover a reza do terço ao longo do mês, ou ainda pode rezar em casa com a família, vizinhos, amigos e até mesmo sozinhos. Outro mês que a Igreja recomenda a reza do terço é em maio, considerado o mês Mariano por ter diversas festas dedicadas a Nossa Senhora. Já temos rezado o terço nos vicariatos durante a semana nacional da vida e do dia 14 até o dia 29 teremos o terço da paz nos 12 vicariatos geográficos de nossa arquidiocese.
Para bem rezar o santo terço é preciso saber como se reza, ou seja, rezar o terço é mais do que simplesmente repetir Ave-Marias e Pai Nosso, por exemplo é preciso conhecer os mistérios do terço que são próprios para cada dia. Os mistérios do terço nos fazem mergulhar na vida de Cristo. Através da reza dos mistérios do terço a oração se torna mais completa.
Nas segundas e sábados contempla-se os mistérios gozosos, às terças e sextas-feiras contempla-se os mistérios dolorosos, às quartas e domingos contempla-se os mistérios gloriosos e às quintas-feiras contempla-se os mistérios luminosos. Os mistérios gozosos referem-se ao momento da concepção de Jesus e alguns momentos de sua infância. Os dolorosos referem-se ao momento da condenação e morte de Jesus, os gloriosos referem-se à ressurreição, ascensão e vinda do Espírito Santo. Os mistérios luminosos referem-se a alguns milagres realizados por Jesus, como por exemplo: Bodas de Caná, transfiguração no monte Tabor e termina com a instituição da Eucaristia.
Dentro de cada mistério contemplamos cinco mistérios que retratam a vida de Jesus conforme citado acima. Para cada mistério reza-se um Pai-Nosso e dez Ave-Marias e um Glória ao Pai. Ao final de cada dezena pode acrescentar a invocação de algum santo de devoção ou comemorado naquele dia. Quando termina de rezar os cinco mistérios conclui-se a reza do terço com a Salve Rainha.
A reza do terço inicia-se traçando sobre si o sinal da cruz, em seguida reza-se o credo, um Pai-Nosso e três Ave-Marias em honra a Santíssima Trindade, depois inicia-se contemplando os mistérios. Em um dia podemos rezar apenas um terço, contemplando o mistério proposto para aquele dia, como também podemos rezar mais de um, dois ou três, completando dessa forma o rosário.
Buscar o melhor momento do dia para rezar
Conforme dissemos acima busquemos conhecer melhor como reza o terço com o coração. Busque o melhor momento do seu dia para rezar, ou pela manhã ou à noite, escolha uma posição confortável e, se possível, reúna família e amigos para rezarem juntos.
É importante rezar o terço todos os dias, do mesmo modo como é importante ir à missa todos os dias. O terço é a “arma do cristão”, ou seja, devemos sempre ter o terço por perto, em nosso bolso, para que sempre que possível, lembrar de rezá-lo. Todas as vezes que rezamos o terço oferecemos rosas a Nossa Senhora, cada Ave-Maria é uma rosa que ofertamos a Maria. Que Maria nos indique a fazer tudo aquilo que Jesus nos disser, conforme ela intercedeu pelo povo nas bodas de Caná.
A palavra “rosário” significa “coroa de rosas”, por justamente oferecermos rosas à Nossa Senhora em cada Ave-Maria. Coroamos a imagem de Nossa Senhora sempre ao final do mês de maio e agora ao final do mês de outubro. Algumas vezes com coroa de rosas, e por isso que todas as vezes que rezamos o rosário oferecemos rosas a Nossa Senhora.
O rosário remonta também aos 150 salmos da Bíblia, antigamente no início da era cristã quando o povo humilde não tinha acesso a livros e não sabiam ler, a Igreja sugeriu que no lugar de meditar os salmos recitassem as 150 Ave Marias dividida em 15 dezenas. Este rosário era conhecido como o “saltério da Virgem”. Hoje o número de Ave Marias aumentou com os mistérios luminosos.
O Rosário e São Domingos de Gusmão
Depois de alguns séculos, mais precisamente por volta do ano 1208, conta a tradição que a Virgem apareceu a Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores (dominicanos), e apresentou a oração do Rosário. Domingos de Gusmão estava na França combatendo a heresia Albigense. Certo dia, ele estava na capela e pediu uma luz a Nossa Senhora para que o ajudasse na missão, a Virgem lhe apareceu com um rosário na mão e lhe ensinou a rezá-lo. Em seguida pediu que São Domingos fosse por todo o mundo pregando o Evangelho e ensinando a rezar o rosário para que muitos se convertessem.
Peço a todos que se empenhem em rezar o terço ao longo desse mês e através dessa oração ofereçam rosas à nossa Senhora como forma de gratidão por tudo aquilo que Ela nos concede.
Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós.
Por Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)
Deixe seu comentário