Gaudium news > Mariólogos não participaram da elaboração do documento sobre os títulos de Nossa Senhora

Mariólogos não participaram da elaboração do documento sobre os títulos de Nossa Senhora

Segundo o Padre Maurizio Gronchi, consultor do Dicastério para a Doutrina da Fé, o silêncio dos mariólogos sobre o assunto “pode ser entendido como dissidência”.

Mariologos nao participaram da elaboracao do documento sobre os titulos de Nossa Senhora

Cidade do Vaticano (18/11/2025 14h59, Gaudium Press ) O Padre Maurizio Gronchi, consultor do Dicastério para a Doutrina da Fé revelou que o documento polêmico ‘Mater populi fidelis’ (Mãe do povo fiel), que restringe o uso dos títulos de ‘Corredentora’ e ‘Medianeira’ para Nossa Senhora, não contou com a colaboração de mariólogos em sua elaboração.

Ausência de especialistas

O padre explicou que, para cada tema em estudo, o Dicastério para a Doutrina da Fé normalmente conta com a contribuição de consultores internos e especialistas externos. Porém, no caso desta nota doutrinal não houve a participação nem dos professores da Faculdade de Teologia Marianum nem dos membros da Pontifícia Academia Mariana Internacional (PAMI).

Silêncio por parte dos mariólogos

Em entrevista à ACI Prensa, o Padre Gronchi afirmou que esse silêncio por parte dos mariólogos “pode ser entendido como dissidência”. A PAMI não quis comentar sobre o assunto. A decisão de restringir o uso dos títulos de ‘Corredentora’ e ‘Medianeira’ para Nossa Senhora gerou questionamentos em alguns setores da Igreja, apesar de não ter sido a primeira vez que o Dicastério para a Doutrina da Fé descartou a proclamação desse dogma.

Dogmas marianos

Na opinião do Padre Gronchi, atualmente “não parece que novas verdades devam ser afirmadas” sobre Nossa Senhora. O consultor do Dicastério para a Doutrina da Fé acredita que a Igreja já se dedicou toda a atenção possível à figura de Nossa Senhora com os dogmas proclamados sobre ela: da Maternidade Divina; da Virgindade Perpétua; da Imaculada Conceição; e da Assunção. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas