Mais de 350 mil devotos se inscreveram para venerar as relíquias de São Francisco de Assis
Esta será a primeira vez que o corpo do Santo será trasladado de seu local de repouso em uma capela subterrânea e colocado em frente ao altar papal na Basílica Inferior.
Foto: Divulgação/Sala Stampa Sacro Convento Assisi.
Assis – Itália (13/02/2026 13:29, Gaudium Press) Entre os dias 22 de fevereiro a 22 de março, a Basílica Inferior de São Francisco, localizada em Assis, receberá milhares de peregrinos de diversas partes do mundo que se irão até a cidade italiana para venerar os restos mortais do Santo, que serão expostos publicamente pela primeira vez. Até o momento, mais de 350 mil pessoas se inscreveram para participar deste momento histórico.
Relíquias permanecerão expostas durante um mês
Esta será a primeira vez que o corpo do Santo será trasladado de seu local de repouso em uma capela subterrânea e colocado em frente ao altar papal na Basílica Inferior, onde permanecerá, durante um mês, para veneração dos peregrinos. O evento faz parte das celebrações pelos 800 anos da morte do Santo. O Papa Leão XIV, inclusive, proclamou um ano jubilar franciscano que se estenderá até o dia 10 de janeiro de 2027.
A Penitenciaria Apostólica do Vaticano explicou que, durante o ano jubilar especial dedicado a São Francisco, os fiéis devotos poderão lucrar a indulgência nas condições habituais. Para isso, bastará visitar uma igreja franciscana, ou qualquer local de culto em qualquer lugar do mundo dedicado a São Francisco ou ligado a ele por qualquer motivo, além de receber os sacramentos da reconciliação, da Sagrada Comunhão e rezar pelas intenções do Papa.

Foto: Divulgação/Sala Stampa Sacro Convento Assisi.
Túmulo de São Francisco de Assis só foi aberto duas vezes
No ano de 1226, quando São Francisco de Assis faleceu, seu corpo foi sepultado sob o altar-mor da Basílica Inferior. O local foi estrategicamente pensado com o objetivo de evitar qualquer tentativa de roubo de seus restos mortais. Ele permaneceu oculto naquele local até dezembro de 1818. Um exame oficial confirmou que aqueles restos mortais eram do Santo fundador da Ordem Franciscana.
O túmulo foi aberto duas vezes nos séculos XX e XXI: a primeira em 1978 e a segunda em 2015. Antes da exposição pública do corpo de São Francisco aos fiéis devotos, no sábado, 21 de fevereiro, às 16h (horário local), serão celebradas as vésperas reservadas exclusivamente aos Frades Franciscanos. Os restos mortais serão então transferidos em procissão da capela que os abriga até a Basílica Inferior. (EPC)







Deixe seu comentário