Leão XIV retoma tradição dos Exercícios Espirituais no Palácio Apostólico
Os Exercícios Espirituais de 2026 serão realizados entre os dias 22 a 27 de fevereiro, sendo os primeiros do novo pontificado.
Cidade do Vaticano (26/01/2026 10:16, Gaudium Press) Os Exercícios Espirituais da Cúria Romana voltarão a ser realizados no Palácio Apostólico a partir deste ano. Esta é mais uma tradição retomada pelo Papa Leão XIV, marcando o retorno de práticas estabelecidas há décadas e representando uma mudança em relação ao formato implementado no pontificado de seu antecessor, Francisco.
Sacerdotes, seminaristas e religiosos são obrigados pelo Direito Canônico a realizar os Exercícios Espirituais ao menos uma vez por ano. No ano de 1929, através da encíclica ‘Mens Nostra’, o Papa Pio XI institucionalizou essa prática estabelecendo que ele e seus colaboradores realizariam essa obrigação anualmente no Vaticano.
Tradição quebrada com Francisco
Os Exercícios Espirituais eram realizados durante o Advento, até o Papa Paulo VI os transferir para a Quaresma. O local tradicional era a antiga Capela de Matilde, no Palácio Apostólico, que no final da década de 1980 foi renomeada como ‘Redemptoris Mater’. A prática foi realizada ali também durante os pontificados de João Paulo II e Bento XVI.
Essa tradição sofreu uma mudança significativa no pontificado de Francisco, que decidiu que o retiro espiritual deveria ser realizado fora de Roma. Uma casa próxima ao Castel Gandolfo foi escolhida para tal e a cúria passou a ir de ônibus até o local. A pandemia e problemas de saúde do Pontífice argentino fizeram com que a dinâmica mudasse novamente.
Pregador será Agostiniano?
No ano de 2020, os membros da cúria foram aconselhados por Francisco a suspenderem suas atividades e se retirarem para a oração pessoal durante esse período. Em 2025, enquanto a cúria romana ouvia as meditações da Sala Paulo VI, no Vaticano, o Papa acompanhava os Exercícios Espirituais do hospital onde estava internado.
Os Exercícios Espirituais de 2026 serão realizados entre os dias 22 a 27 de fevereiro, sendo os primeiros do pontificado de Leão XIV. A escolha do pregador para os Exercícios Espirituais historicamente indicam futuros colaboradores papais. Há inclusive a possibilidade do Santo Padre escolher um pregador agostiniano. (EPC)






Deixe seu comentário