Leão XIV nomeia bispo coadjutor da Diocese de Criciúma
A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou, nesta terça-feira, 30 de dezembro, que o Papa Leão XIV nomeou o monsenhor Milton Zonta, S.D.S., bispo coadjutor da diocese de Criciúma, no Estado de Santa Catarina.
Redação (30/12/2025 08:30, Gaudium Press) A Diocese de Criciúma ganhará um bispo coadjutor em breve. O Papa Leão XIV designou o Monsenhor Milton Zonta, de 65 anos, nascido em Videira, no oeste de Santa Catarina, para assumir futuramente as atividades conduzidas pelo atual bispo, Dom Jacinto Inácio Flach. Dom Jacinto deverá se aposentar ao atingir os 75 anos, em 2027, momento em que o Papa acolherá sua renúncia. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 30 de dezembro, pelo Vaticano, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela própria Diocese de Criciúma.
De acordo com a Diocese, Milton Zonta será ordenado bispo no dia 21 de março de 2026. A partir do ano que vem, ele se integrará à equipe diocesana em Criciúma, acompanhando Dom Jacinto na fase de transição. Após a nomeação, o sacerdote passa a ser referido como Monsenhor Milton Zonta até receber a ordenação episcopal.
Quem é Monsenhor Milton Zonta
Membro da Congregação dos Salvatorianos, Monsenhor Milton Zonta nasceu em 2 de junho de 1960, na cidade de Videira, em Santa Catarina. Sua trajetória acadêmica inclui graduação em Orientação e Supervisão Pedagógica pela Faculdade Moema, em São Paulo, e em Filosofia pela Universidade Salesiana de Lorena (UNISAL), ambas finalizadas em 1983. Formou-se bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo (ITESP) em 1986 e obteve especialização em Pastoral Juvenil no Instituto de Pastoral da Juventude (IPJ), em Porto Alegre, em 1989. Em 1996, participou de um curso intensivo sobre Metodologia de Planejamento Pastoral Latino-americano na Pontifícia Universidade Javeriana, em Bogotá, na Colômbia.
Entrou no Seminário Menor dos Salvatorianos em 1975 e completou o noviciado em 1979. Recebeu a ordenação diaconal em 29 de junho de 1986, em Campinas (SP), e a ordenação presbiterial em 17 de janeiro de 1987, em Videira, sua terra natal.
Durante quase quatro décadas de serviço sacerdotal, desempenhou variadas funções nas áreas pastoral, missionária e de governo, como vigário paroquial em Videira, promotor vocacional na província, missionário na Diocese de Brejo (MA), superior provincial dos Salvatorianos no Brasil, conselheiro geral e, em seguida, superior geral da Sociedade do Divino Salvador (SDS), função que ocupou em Roma entre 2012 e 2024. A partir de 2025, exerce o cargo de vigário na Paróquia Imaculada Conceição, em Videira (SC).






Deixe seu comentário