Leão XIV: formação litúrgica é um desafio permanente
Em encontro com os participantes do curso de formação litúrgica no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, o Santo Padre recordou a importância de uma formação sólida e permanente para uma liturgia bela e digna.

Foto: Vatican Media
Redação (17/11/2025 11:27, Gaudium Press) O Papa Leão XIV recebeu nesta segunda-feira, 17 de novembro, os participantes do curso de aperfeiçoamento para responsáveis diocesanos pela pastoral litúrgica, organizado pelo Pontifício Instituto de Liturgia de Santo Anselmo. Logo nas primeiras linhas de seu discurso, o Santo Padre expressou sua alegria em encontrar aqueles que levam adiante a missão da liturgia nas dioceses: “Estou feliz em recebê-los no início de sua jornada de aprofundamento”. Ele saudou as autoridades acadêmicas presentes, o abade primaz, o reitor do Ateneu Santo Anselmo, o presidente do Instituto e os professores, lembrando a importância deste curso de aprofundamento dedicado ao serviço litúrgico da Igreja.
Fidelidade à tradição litúrgica
Leão XIV destacou que essa formação se insere plenamente na dupla missão confiada ao Instituto Pontifício, um serviço já incentivado por Bento XVI. Ele lembrou que o Instituto trabalha “em plena fidelidade à tradição litúrgica e à reforma desejada pelo Concílio Vaticano II, de acordo com princípios orientadores da Sacrosanctum Concilium”. Tais iniciativas de formação também respondem às orientações da constituição apostólica Veritatis gaudium, cujo objetivo é preparar “os ministros e os fiéis para o seu serviço na pastoral e na liturgia”.
Baseando-se na carta apostólica Desiderio desideravi, o Santo Padre destacou a urgência de difundir mais amplamente a cultura litúrgica para além dos meios acadêmicos: “É preciso difundir esses conhecimentos de maneira acessível, para que cada fiel cresça no conhecimento do sentido teológico da liturgia”. Leão XIV insistiu na necessidade, nas dioceses e paróquias, de iniciar ou reforçar percursos bíblicos e litúrgicos. Segundo ele, o Instituto poderia ajudar as Igrejas locais a formar os fiéis “para compreender, por meio de ritos, orações e sinais sensíveis, o mistério da fé que é celebrado”.
Atenção especial aos leitores e servidores da Palavra
O Papa exortou os responsáveis litúrgicos a cuidarem da formação daqueles que proclamam as Escrituras: “Recomendo aos diretores dos escritórios de pastoral litúrgica que prestem especial atenção àqueles que proclamam a Palavra de Deus. Assegurem uma preparação aprofundada dos leitores instituídos e daqueles que leem as Escrituras de forma regular nas celebrações”. Ele especificou as competências necessárias: um conhecimento bíblico básico, uma dicção clara, a capacidade de cantar o salmo responsorial e de compor as orações dos fiéis. Todos esses elementos “colocam em prática a reforma litúrgica e promovem o crescimento da caminhada do Povo de Deus”.
A formação litúrgica continua sendo um desafio permanente. “Muitos passos foram dados, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Não nos cansemos”, exortou Leão XIV. Ele encorajou os responsáveis a retomarem com entusiasmo as boas iniciativas inspiradas pela reforma, buscando “novos caminhos e novos métodos”.
Formar equipes litúrgicas e apoiar as paróquias
O Santo Padre lembrou que “o ofício da pastoral litúrgica é responsável, em cada diocese, pela formação litúrgica permanente do clero e dos fiéis, pela preparação para os ministérios, pelo cuidado dos grupos litúrgicos paroquiais, dos ministrantes, dos leitores e dos cantores. Trata-se de promover uma participação frutuosa do Povo de Deus, bem como uma liturgia digna, atenta às diferentes sensibilidades e sóbria em sua solenidade”.
Ele também convidou a revitalizar os grupos litúrgicos paroquiais quando eles se enfraqueceram: “é preciso se empenhar para que este domínio da vida da Igreja volte a ser atraente, capaz de envolver pessoas competentes ou inclinadas a este tipo de serviço”. Os participantes do curso são incentivados a propor aos párocos percursos de formação adequados e a implementar as ferramentas recebidas durante esta sessão romana.
Para concluir, Leão XIV formulou um desejo paternal aos participantes do curso de aperfeiçoamento: “que sua passagem por Roma, durante o Ano Jubilar, revigore suas energias espirituais” para continuar com um “renovado ardor” o serviço litúrgico nas dioceses com a bênção de Deus.
Com informações Vatican News





Deixe seu comentário