Gaudium news > Leão XIV confia o início de seu Pontificado à intercessão de São Paulo Apóstolo

Leão XIV confia o início de seu Pontificado à intercessão de São Paulo Apóstolo

O Santo Padre visitou a Basílica de São Paulo Fora dos Muros, onde rezou diante do Túmulo do Apóstolo dos Gentios e comentou uma de suas epístolas.

Leao XIV confia o inicio de seu Pontificado a intercessao de Sao Paulo Apostolo 1

Cidade do Vaticano (20/05/2025 13:36, Gaudium Press) Na tarde desta terça-feira, 20 de maio, o Papa Leão XIV visitou a Basílica de São Paulo Fora dos Muros, onde, diante do Túmulo do Apóstolo dos Gentios, confiou o início de seu Pontificado à sua intercessão. Em sua homilia, o Pontífice comentou a Carta de São Paulo aos Romanos, destacando três pontos importantes: a Graça, a Fé e a Justiça.

Leao XIV confia o inicio de seu Pontificado a intercessao de Sao Paulo Apostolo 2

O Santo Padre sublinhou que, em sua mensagem, “São Paulo diz, primeiramente, que recebeu de Deus a graça da vocação, ou seja, reconhece que o seu encontro com Cristo e o seu ministério estão ligados ao amor com que Deus o amou primeiro, chamando-o a uma nova existência, quando ele ainda estava longe do Evangelho e perseguia a Igreja”.

Na raiz de toda a vocação está Deus

Apresentando o exemplo de Santo Agostinho, que também foi convertido e teve a mesma experiência ao dizer: “Mas o que podemos escolher, se antes não formos escolhidos? Porque não conseguiremos amar, se antes não formos amados”, o Papa afirmou que “na raiz de toda a vocação está Deus: a sua misericórdia, a sua bondade, generosa como a de uma mãe, que naturalmente, através do seu próprio corpo, alimenta o seu filho quando este ainda não é capaz de se alimentar a si mesmo”.

Leao XIV confia o inicio de seu Pontificado a intercessao de Sao Paulo Apostolo 3

São Paulo também trata sobre a ‘obediência da Fé’, mais uma vez compartilhando sua experiência. De fato, ao aparecer no caminho de Damasco, o Senhor não lhe privou da liberdade, deixando-lhe a possibilidade “de uma escolha, de uma obediência que era fruto do esforço, de lutas interiores e exteriores, que ele aceitou enfrentar. A salvação não acontece por magia, mas por um mistério de graça e de Fé, do amor prévio de Deus e da adesão confiante e livre do homem”.

Agradecer ao Senhor a vocação que transformou a vida de Saulo

Leão XIV convidou os presentes para que agradeçam ao Senhor a vocação com que transformou a vida de Saulo e que rezem pedindo para “que saibamos responder do mesmo modo aos seus convites, tornando-nos testemunhas do amor ‘derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado’”.

Leao XIV confia o inicio de seu Pontificado a intercessao de Sao Paulo Apostolo 4

“Pedimos-lhe que saibamos cultivar e difundir a sua caridade, tornando-nos próximos uns dos outros, no mesmo combate de sentimentos que, a partir do encontro com Cristo, levou o antigo perseguidor a fazer-se ‘tudo para todos’, até ao martírio. Assim, na fraqueza da carne, para nós como para ele, revelar-se-á o poder da Fé no Deus que justifica”, exortou.

Deus nos ama: esta é a grande verdade da nossa vida

Recordando que a Basílica de São Paulo Fora dos Muros está confiada, há séculos, aos cuidados de uma comunidade beneditina, Leão XIV destacou os insistentes apelos de São Bento, na sua Regra, à caridade fraterna no mosteiro e à hospitalidade para com todos, ressaltando o amor como fonte e motor do anúncio do Evangelho.

Leao XIV confia o inicio de seu Pontificado a intercessao de Sao Paulo Apostolo 5

Em seguida, rememorou as palavras que o Papa Bento XVI utilizou para se dirigir aos jovens: “Queridos amigos, Deus nos ama. Esta é a grande verdade da nossa vida e que dá sentido a tudo o mais. Na origem da nossa existência, há um projeto de amor de Deus e a Fé nos leva a abrir o nosso coração a este mistério de amor e a viver como pessoas que se sabem amadas por Deus”. Segundo o atual Pontífice, “esta é a raiz, simples e única, de toda a missão”, incluindo a sua, como sucessor de Pedro e herdeiro do zelo apostólico de São Paulo. “Que o Senhor me dê a graça de corresponder fielmente ao seu chamamento”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas