Junho: Mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus
O mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus é uma oportunidade de aprofundarmos a nossa fé para que o amor de Jesus que brota do seu coração inunde a Igreja e toda a terra.
Redação (31/05/2023 12:16, Gaudium Press) O mês de junho é um mês especial para a Igreja, do mesmo modo que o mês de maio. No mês de junho, além de ser dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, que terá a solenidade no dia 16, celebraremos Corpus Christi, no dia 8, e, ainda, o dia do Imaculado Coração de Maria. Além de outros santos populares desse mês como Santo Antônio, São Pedro e São Paulo e São João Batista. Com isso, no mês de junho, acontecem as tradicionais festas juninas, por isso, é um mês especial para a Igreja e para todos nós.
A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é uma data móvel, ou seja, nem sempre ocorre no dia 16 de junho, mas sim na segunda sexta-feira, após a solenidade de Corpus Christi. A solenidade do Sagrado Coração de Jesus é uma das três solenidades do Tempo Comum. De certa maneira, uma está ligada à outra, ou até mesmo uma complementa a outra, pois o Sagrado Coração de Jesus brota do amor do Pai, a Santíssima Trindade é plena comunhão de amor, e a Solenidade de Corpus Christi é Jesus feito carne que vem a nós, que em total prova de amor se entregou por nós na Cruz.
Intensifiquemos as nossas orações pelo clero
Durante esse mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, intensifiquemos as nossas orações pelo clero, diáconos, padres e bispos, para que sejam bons servidores do evangelho e busquem a santidade segundo o coração de Jesus. Normalmente, as primeiras sextas-feiras de cada mês ao longo do ano são dedicadas ao Sagrado Coração de Jesus, quando acontece a adoração ao Santíssimo Sacramento e celebração da Santa Missa. O movimento do Apostolado da Oração se reúne e realiza a Hora Santa, rezando por todo o clero. Por isso, ao longo de todo esse mês de junho, somos convidados a pedir ao Sagrado Coração de Jesus por todo o clero e que todos os padres perseverem em seu chamado e possam amar os fiéis a eles confiados, do mesmo modo que Jesus amou. Dedicamos nesse dia a nossa oração pela santificação do clero.
No dia dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, somos convidados a preparar em nossa paróquia a Hora Santa e, logo após, a celebração Eucarística. Podemos realizar uma hora santa vocacional pedindo ao Sagrado Coração de Jesus que não faltem sacerdotes para levarem adiante a mensagem de salvação e rezar pela perseverança daqueles que abraçaram a vocação. Quem é do Apostolado da Oração tem uma grande missão, rezar pela Igreja e pedir a Jesus que sopre o “vento” novo do Espírito Santo em toda a Igreja para que ela se renove a cada dia. Em toda comunidade, deve haver o grupo do Apostolado da Oração, pois ele fortalece a comunidade, além de rezar por todos. Seria interessante também a cada ano aumentar os membros do Apostolado. Quem é membro do Apostolado da Oração é também discípulo e missionário de Jesus e tem a missão, sobretudo, de conseguir novos membros para o movimento.
Da ferida aberta pela lança do soldado, jorram sangue e água e esse sangue e água brotam para a vida eterna. Em cada Eucaristia, celebramos o mistério da paixão e morte de Jesus e esse sangue se torna alimento que nos garante a vida eterna. Esse sangue e essa água saem do lado esquerdo de Jesus, lado do coração, lado do amor, que Ele nutria por cada um de nós, por isso somos chamados a amar o próximo do mesmo modo que Ele nos amou. Façamos do nosso coração um espaço sagrado também, onde só entrem coisas boas e transmitamos do mesmo modo tudo de bom aos outros.
Dia do Sagrado Coração de Jesus
O dia do Sagrado Coração de Jesus deve consistir no louvor ao amor íntimo de Jesus pelos homens, na adoração ao coração que mais ama. A partir do coração de Jesus, se abrem as portas do céu e a partir desse coração, nasceu a Igreja primitiva. Esta devoção teria sido pedida pelo próprio Jesus Cristo, por intermédio de aparições à Santa Margarida Maria Alacoque, em meados do século XVII.
Além do Apostolado da Oração que deve ser acompanhado e incentivado, temos também, nessa mesma espiritualidade o grupo do “Movimento Eucarístico Jovem” (MEJ) que está se expandindo cada vez mais. Procure o seu pároco, converse com ele e veja a possibilidade de implementar ou incentivar mais esses movimentos e, no futuro, os jovens do MEJ podem se tornar membros do Apostolado da Oração, e dessa forma terá uma continuidade, assim como outros movimentos e pastorais da Igreja. As pastorais precisam ter continuidade e a Igreja precisa continuar a missão dada por Jesus.
No dia da solenidade do Sagrado Coração de Jesus é propício para renovar os votos daqueles que já fazem parte do Apostolado da Oração e do MEJ e realizar o envio dos novos membros. Na verdade, aqueles que fazem parte do Apostolado da Oração e do MEJ, recebem uma missão, que é rezar pela Igreja e pelos presbitérios e religiosos.
Dia de oração mundial pela santificação do clero
O mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus é uma oportunidade de aprofundarmos a nossa fé para que o amor de Jesus que brota do seu coração inunde a Igreja e toda a terra. A humanidade está precisando de mais amor e menos guerra, e somente conseguiremos a paz se nos prostrarmos em oração diante do Sagrado Coração de Jesus, pois somente por meio da oração conseguiremos a paz e alcançaremos as graças que queremos.
No dia do Sagrado Coração de Jesus é dia de oração mundial pela santificação do clero. Rezemos para que todos os padres tenham o coração semelhante ao coração de Jesus. Que possamos “amar como Jesus amou”.
Por Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ).
Deixe seu comentário