Gaudium news > Jubileu da Esperança reuniu mais de 33 milhões de peregrinos em Roma

Jubileu da Esperança reuniu mais de 33 milhões de peregrinos em Roma

Segundo as estatísticas apresentadas pela Santa Sé, 62% dos peregrinos vieram da Europa, tendo a Itália em primeiro lugar no ranking e o Brasil em quarto.

Jubileu da Esperanca reuniu mais de 33 milhoes de peregrinos em Roma 2

Cidade do Vaticano (05/01/2026 14:15, Gaudium Press) Ao término do Ano Santo, Dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização e responsável pela organização do Jubileu da Esperança, apresentou um balanço deste histórico evento que será concluído oficialmente dentro de poucas horas, quando Leão XIV fechar a Porta Santa da Basílica de São Pedro.

De acordo com o prelado, por ocasião do Jubileu da Esperança, Roma recebeu 33.475.369 peregrinos, provenientes de 185 países. O número supera a projeção elaborada pela Universidade Roma Tre, que previa 31 milhões de fiéis na Cidade Eterna neste ano especial de graça para a Igreja. Segundo as estatísticas apresentadas, 62% dos peregrinos vieram da Europa, tendo a Itália em primeiro lugar no ranking e o Brasil em quarto.

Santuários de Roma repletos de peregrinos

“A dimensão espiritual que está na base do Jubileu permitiu constatar um povo em caminho, com grande desejo de oração e de conversão”, afirmou Dom Fisichella, que também explicou que a vida espiritual dos peregrinos floresceu novamente enquanto enchiam os principais destinos de peregrinação e os Santuários de Roma. “As Basílicas Papais e outros centros de oração como, por exemplo, a Escada Santa, registraram presenças jamais vistas anteriormente. As confissões aumentaram e a celebração jubilar do perdão pleno, a indulgência, chegou a todos”, afirmou.

O pró-prefeito afirmou ainda que neste Ano Santo foi oferecida esperança às pessoas e ao mundo. “O Jubileu se encerra mas permanecem os muitos sinais de esperança que foram oferecidos, e amplia-se o horizonte para sustentar um futuro carregado de paz e serenidade, como todos desejam. Em uma palavra, este Ano Santo alcançou o objetivo expresso na bula de convocação do Jubileu ‘Spes non confundit’: ser, para todos, ocasião de reavivar a esperança”, concluiu.

Jubileu da Esperanca reuniu mais de 33 milhoes de peregrinos em Roma 1

O Jubileu permanecerá na memória de todos

Roberto Gualtieri, prefeito de Roma e comissário extraordinário do Governo para o Jubileu, viu a cidade eterna acolher pacientemente os inúmeros fiéis que ali chegavam para obter a indulgência. Segundo ele, o Jubileu foi um “motor impulsionador” do turismo na capital italiana. “A Alegria, a Fé e a Esperança dos peregrinos tocaram o coração dos romanos, que, por sua vez, tiveram uma atitude acolhedora para com eles”, destacou. Já para Lamberto Giannini, prefeito da Província de Roma, o Jubileu da Esperança “foi algo único, que permanecerá na memória de todos”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas