Católico que evitou tragédia na França receberá condecoração da Legião de Honra
Henri, o jovem católico, conhecido como “o herói da mochila” por ter perseguido o agressor que feriu quatro crianças na França, receberá a Legião de Honra
Redação (18/06/2023 12:15, Gaudium Press) Henri d’Anselme, o jovem peregrino católico que ficou conhecido como “o herói da mochila” por ter impedido o agressor que esfaqueou quatro crianças na França, receberá a Legião de Honra.
O jovem de 24 anos de idade é recém-formado em filosofia e gestão internacional. Há dois meses, Henri decidiu fazer um périplo de 9 meses ao redor da França para visitar as catedrais. O jovem registra sua peregrinação pelas igrejas em sua conta do Instagram @le_chant_des_cathedrales.
O ataque às crianças
No último dia 8 de junho, Henri estava no parque da cidade francesa de Annecy, conhecida por seu famoso lago, quando seu caminho se cruzou com Abdalmasih H. Abdalmasih, armado com uma faca, se aproximou de um parquinho infantil e esfaqueou quatro crianças com idades entre 2 e 4 anos.
Ao ver a cena, Henri, que estava com seu saco de dormir e uma mochila nas costas, começou a perseguir o agressor, que se afastou das crianças e iniciou uma fuga. Durante a fuga, o agressor ainda feriu mais duas pessoas antes de ser finalmente imobilizado e detido pela polícia.
A intervenção heroica
Alguns vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que Henri utiliza sua mochila para se defender da faca e começa a perseguir o agressor.
Após os fatos, em entrevista ao jornal Le Parisien, Henri disse que logo percebeu que se tratava de um ataque assassino e que foi levado a agir naturalmente para proteger as crianças. Para o peregrino das catedrais, sua presença na manhã do dia 8 de junho no parque da cidade não foi por acaso. Ele considera o acontecimento como simbólico, pois:
“Há um ‘louco’ que se reivindica supostamente de Jesus e que esfaqueou crianças indefesas; e há um peregrino católico que visita as catedrais da França (…) e procura viver de Cristo e que, em nome de Cristo, vai defender as crianças”, segundo explicou.
O agressor, Abdalmasih H.
De fato, o agressor identificado como Abdalmasih teria gritado em inglês: “Em nome de Jesus Cristo” antes de começar seu ataque. Abdalmasih é um sírio de 32 anos de idade e oficialmente residente na Suécia desde 2013. Ele estava na França desde outubro de 2022, onde fez um pedido de asilo junto às autoridades francesas, pedido que foi negado nos primeiros dias de junho.
Acusado de tentativa de assassinato, o agressor está detido, mas nega-se a dar declarações e comunica-se apenas com um psiquiatra. O ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, explicou que o agressor não tem nenhum histórico judiciário nem psiquiátrico e que ele não é considerado como louco.
A condecoração da Legião de honra
Após o ato heroico de impedir uma tragédia ainda maior, Henri já foi recebido por Emmanuel Macron. Na ocasião, o jovem teve a oportunidade de fazer um pedido ao presidente francês: estar na cerimônia de inauguração da Catedral de Notre-Dame de Paris.
Além disso, no próximo dia 14 de julho, Henri e as outras pessoas que participaram ativamente para salvar a vida das quatro crianças e dois adultos feridos durante o ataque serão condecorados com a medalha da Legião de Honra (Légion d’honneur). A insígnia de Cavaleiro da Legião de Honra é a mais alta distinção da França e é concedida como recompensa aos cidadãos mais merecedores por seus gestos de bravura. (FM)
Deixe seu comentário