Gaudium news > Jornal do Santuário Nacional de Aparecida completa 125 anos

Jornal do Santuário Nacional de Aparecida completa 125 anos

Produzido de forma ininterrupta desde seu lançamento, o Jornal Santuário é considerado o primeiro veículo da imprensa católica do Brasil.

Jornal do Santuario Nacional de Aparecida completa 125 anos

Aparecida – São Paulo (13/11/2025 13:45, Gaudium Press) O Jornal Santuário, periódico oficial da Basílica de Aparecida (SP), completou 125 anos. Criado por missionários redentoristas, em 10 de novembro de 1900, atualmente a publicação já está em sua 5.901ª edição, levando a devoção à Padroeira do Brasil para além dos muros do Santuário Nacional.

Esta publicação católica é a mais antiga em circulação no Brasil, tendo sido lançada onze anos após a República ter sido instalada no país. A iniciativa nasceu do missionário redentorista Padre Gebardo Wiggermann, C.Ss.R., que acreditava ser essencial que o Santuário de Aparecida tivesse um meio de comunicação próprio que servisse como instrumento de evangelização e propagasse a devoção à Mãe Aparecida por todo o Brasil.

Jornal do Santuario Nacional de Aparecida completa 125 anos 1

Instrumento de ligação da Casa da Mãe Aparecida com os devotos

A primeira edição do Jornal Santuário apresentava informações sobre a rotina e as celebrações do então Santuário Episcopal de Nossa Senhora Aparecida. Na época, ainda não existiam o rádio, a televisão e a internet não era nem sequer imaginada. O jornal, que sempre serviu como instrumento profundo de ligação da Casa da Mãe Aparecida com os devotos, foi sendo adaptado ao longo dos anos, ganhando novos formatos e novas linguagens.

Segundo Victor Hugo Barros, coordenador editorial do Jornal Santuário, quando os primeiros Redentoristas chegaram a Aparecida, vindos da Baviera, eles enfrentaram um grande obstáculo: o idioma. Inspirados por Santo Afonso Maria de Ligório, estes missionários redentoristas “viram no jornal a possibilidade de ser um instrumento de contato com os peregrinos da Senhora Aparecida e com as pessoas da região”, explicou Victor Hugo.

Jornal do Santuario Nacional de Aparecida completa 125 anos 2

Tiragem de 20 mil exemplares impressos mensalmente

Com uma tiragem de mais de 20 mil exemplares impressos mensalmente, o Jornal Santuário é entregue gratuitamente aos peregrinos que chegam à Casa da Mãe Aparecida, não possuindo um sistema de assinaturas. Através desta publicação, o leitor fica informado sobre o que acontece no Santuário Nacional, os horários das celebrações, assim como a mensagem do Papa e dos Missionários Redentoristas.

“Quando o peregrino chega ao Santuário Nacional, em busca de seu encontro com Deus pelas mãos da Senhora Aparecida, ele encontra no Jornal Santuário não apenas um guia de visitação, mas também um companheiro de Fé. Por meio dele, pode crescer na esperança, na caridade e na certeza do amor de Deus e da acolhida materna de Nossa Senhora”, destacou o coordenador editorial do Jornal Santuário.

Jornal do Santuario Nacional de Aparecida completa 125 anos 3

Jornal produzido de forma ininterrupta desde seu lançamento

Fundado no ano de 1900, juntamente com a Editora Santuário, e produzido de forma ininterrupta desde seu lançamento, o Jornal Santuário é considerado o primeiro veículo da imprensa católica do Brasil, além de ser o primeiro canal de comunicação entre os devotos de Nossa Senhora Aparecida com o Santuário Nacional.

A ideia de criação destes meios de comunicação por parte dos Missionários Redentoristas surgiu seis anos depois de terem chegado ao Santuário Mariano. Além da missão de serem guardiões da imagem da Padroeira do Brasil, os religiosos também deveriam trabalhar na evangelização. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas