Jornada Mundial da Juventude Seul 2027 é oficialmente apresentada
O evento, que será realizado pela primeira vez em um país não cristão e o segundo na Ásia, coincidirá com a visita apostólica do Papa Leão XIV à Coreia.
Seul – Coreia do Sul (28/10/2025 16:55, Gaudium Press) Entre os dias 29 de julho a 8 de agosto de 2027 a cidade de Seul receberá a 17ª edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O evento, que será realizado pela primeira vez em um país não cristão e o segundo na Ásia, coincidirá com a visita apostólica do Papa Leão XIV à Coreia.
“Seul será mais do que uma ‘cidade-sede’. Tornar-se-á uma cidade de esperança, uma cidade de solidariedade e uma cidade de missão, onde a alegria do Evangelho será anunciada e proclamada ao mundo inteiro”, afirmou Dom Paul Kyung-sang Lee, Bispo auxiliar de Seul e coordenador Geral da JMJ Seul 2027.
Jornadas nas Dioceses
Segundo a programação apresentada, a primeira fase da JMJ Seul 2027 (29 de julho a 2 de agosto), conhecida como ‘Jornadas nas Dioceses’, ocorrerá nas 15 Dioceses coreanas. Durante esse período, os jovens participantes provenientes de diversos países poderão vivenciar a vida das comunidades locais por meio de celebrações e encontros organizados pelas paróquias e estadias em famílias anfitriãs.
Logo depois, (3 a 8 de agosto), Seul receberá os eventos principais, entre os quais estão: a Santa Missa de abertura; a cerimônia de boas-vindas com o Papa Leão XIV; o Festival dos Jovens; a catequese, a Via Sacra; e a vigília dos jovens com a Santa Missa de encerramento.
Santa Missa de abertura
A Santa Missa de abertura será presidida por Dom Peter Chung Soon-taick, Arcebispo de Seul e presidente do Comitê Organizador Local, sendo concelebrada por Cardeais e Bispos de mais de 160 países. A cerimônia de boas-vindas, que marca o primeiro encontro do Santo Padre com os jovens peregrinos, será constituída por apresentações culturais e artísticas com a mensagem do Papa aos jovens.
Segundo Dom Paul Kyung-sang Lee, o Festival dos Jovens será “uma vibrante celebração de Fé e criatividade”, enquanto a Via Sacra será “um momento profundo para os jovens meditarem sobre o sofrimento da humanidade e redescobrirem a esperança e a coragem”. A espiritualidade da JMJ girará em torno de três palavras: amor, verdade e paz. Também serão criadas redes internacionais de jovens, onde serão compartilhadas ideias e iniciativas para o bem comum.
Participação será totalmente gratuita
De acordo com o Padre Joseph Young-je Lee, secretário executivo do Comitê Organizador, a participação será totalmente gratuita, permitindo que jovens de toda a Coreia, incluindo não católicos, participem da celebração. A acomodação para os jovens de outros países será administrada por 233 Paróquias da Arquidiocese de Seul. Segundo ele, a organização da JMJ Seul 2027 é “um empreendimento nacional que não pode ser alcançado apenas com esforços privados”. (EPC)







Deixe seu comentário