Gaudium news > Jornada Mundial da Juventude: 10.000 sacerdotes na missa de encerramento

Jornada Mundial da Juventude: 10.000 sacerdotes na missa de encerramento

O Papa Francisco presidiu a missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na qual concelebraram cerca de 30 cardeais, 700 bispos e 10 mil sacerdotes. 1,5 milhão de peregrinos participaram desta missa.

Foto: Vatican News

Foto: Vatican News

Redação (07/08/2023 14:24, Gaudium Press) No último dia da sua visita dedicada ao maior encontro católico do mundo, o Papa Francisco presidiu a missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na qual concelebraram cerca de 30 cardeais, 700 bispos e 10 mil sacerdotes.

Com uma multidão tão grande como a da vigília de sábado à noite, segundo dados oficiais, cerca de 1,5 milhão de peregrinos participaram desta missa, transmitida em telões, num enorme parque montado para a ocasião à beira da foz do Tejo.

No final da missa, o papa de 86 anos agradeceu calorosamente aos jovens, voluntários e organizadores do evento. “Obrigado, Lisboa, que ficará na memória destes jovens como casa de fraternidade e cidade de sonhos”, disse.

Na manhã de sábado, 200 mil fiéis se reuniram no santuário de Fátima, no centro de Portugal, onde Francisco fez uma visita de duas horas para recitar o terço com jovens doentes e deficientes. Ao contrário do previsto, Francisco improvisou quase todo o seu primeiro discurso, sem ler seu texto, e não proferiu o segundo. Ele não mencionou o principal tema esperado para esta etapa, a guerra na Ucrânia e a busca pela paz, sobre a qual já havia falado na quarta-feira. O papa já havia improvisado seu discurso na sexta-feira.

O porta-voz do Vaticano disse que a mudança se deveu a um “desconforto na visão” devido a um reflexo em seus óculos, mas que no sábado foi “uma escolha” do próprio Pontífice.

Descrevendo o Papa como “cansado” no início da sua visita, devido a uma agenda muito cheia, o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, declarou à emissora pública RTP que o encontrou “em grande forma nos últimos dois dias”. “À medida que o dia avançava, ele demonstrava uma alegria, estava relaxado… deixou de lado os papéis, e falou o que estava em seu coração”, como ontem à noite e se superou”, comentou o conservador e católico chefe de Estado.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas