Jornada das Catacumbas chega a sua sétima edição
A iniciativa oferecerá aos peregrinos a oportunidade de visitar algumas catacumbas que normalmente não ficam abertas ao público.
Roma – Itália (11/10/2024 12:51, Gaudium Press) Neste próximo sábado, 12 de outubro, será realizada em Roma e em outras regiões da Itália a “VII Jornada das Catacumbas – Edição de Outono”. A iniciativa proporcionará aos interessados visitar algumas catacumbas em Roma e em diversas regiões da Itália, que normalmente não ficam abertas ao público.
Tema escolhido: “Da memória à oração”
O tema desta edição de outono do evento, que ocorre semestralmente, será o mesmo da primavera: “Da memória à oração”, inspirado no convite do Papa em preparação para o Jubileu de 2025.
Tratando sobre o tema escolhido, Monsenhor Pasquale Iacobone, presidente da Pontifícia Comissão de Arqueologia Sagrada, explicou a proposta é que “ao visitarmos as catacumbas, onde há toda uma série de imagens, símbolos, sinais que nos remetem a uma memória, convidamos os fiéis, através da memória, à reflexão interior e à oração”.
Visitas deverão ser agendadas através da internet
Os interessados em participar da iniciativa deverão acessar o site da Pontifícia Comissão de Arqueologia Sagrada e da Jornada das Catacumbas, onde é possível encontrar a programação de cada catacumba e também reservar horário para a visita, uma vez que não é possível, também por questões de segurança, fazer fila com milhares de pessoas.
Dentre as catacumbas romanas escolhidas para serem visitadas nesta edição estão a de San Lorenzo, sob a Basílica de Verano, a de Santa Tecla, a de Pretestato, a da região dos Bakers na catacumba de Domitilla, a catacumba de Generosa no Portuense e depois o Museu Torretta estará aberto na área de San Callisto. Outras catacumbas italianas também celebrarão esta iniciativa e estarão abertas ao público gratuitamente.
Cartaz desta edição e passaporte de peregrino
Sobre o cartaz desta edição, Dom Iacobone afirma que a imagem escolhida é uma das mais famosas, sendo de uma pessoa que reza, agradecendo e louvando ao Senhor pela bem-aventurança. “É uma imagem que, precisamente, com os braços levantados, nos ajuda também a voltar os olhos e o coração para o céu e, portanto, também a rezar e a agradecer ao Senhor, a louvá-lo por tudo o que nos dá no dia a dia”.
No próximo ano, por conta das muitas celebrações do Jubileu, e muitos momentos específicos dedicados às catacumbas, não serão realizadas as Jornadas das Catacumbas. Porém, a Comissão Pontifícia já está pensado em algo novo para o ano seguinte, como um percurso facilitado, com ‘passaporte de peregrino’, aos que quiserem visitar as memórias dos mártires nas catacumbas de Roma. (EPC)
Deixe seu comentário